ABEPRO – Associação Brasileira de Engenharia de Produção

O que é a ABEPRO Jovem? Entenda qual o seu papel para Engenharia de Produção!

Além da Associação Brasileira de Engenharia de Produção, também há um grupo de trabalho voltado especificamente para discentes do curso? Sim, a ABEPRO Jovem!

É o time da ABEPRO que representa os discentes e seus interesses, sempre esclarecendo o papel do Engenheiro de Produção perante a sociedade.

Ficou claro a importância desse Grupo de Trabalho? Nesse conteúdo será aprofundado algumas questões acerca da ABEPRO Jovem, como:

  • O que é a ABEPRO Jovem?
  • Como funciona a organização interna?
  • Como fazer parte da ABEPRO Jovem?
  • Quais são as frentes de trabalho?

O que é a ABEPRO Jovem?

Fundada em 2001, durante o Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP), a ABEPRO Jovem surge diante da necessidade de existência de uma frente de atuação dirigida a graduandos de Engenharia de Produção do país. 

É formada exclusivamente por estudantes do curso de todo Brasil, pessoas comprometidas com a missão de difundir informações, conhecimentos e práticas éticas na comunidade acadêmica, contribuindo para o desenvolvimento do futuro profissional de Engenharia de Produção.

Com o objetivo de ser uma associação discente atuante e representativa dentro dos estados brasileiros, referência para o fortalecimento do curso.

Papel importante, né? Para que a ABEPRO Jovem consiga entregar os melhores resultados, é essencial a organização interna do time. Para entender como funciona, continue conosco!

Como funciona a organização interna?

O time da ABEPRO Jovem é composto por discentes de Engenharia de Produção de todo Brasil. Sendo os seguintes cargos: 

  • Diretores Regionais;
  • Assessores de Núcleos;
  • Assessores de Comunicação;
  • Representantes Estaduais.

Embora separados geograficamente, todos são alinhados aos valores: Busca por excelência, comprometimento, cooperação, ética, inovação, proatividade, sinergia e transparência.

Diretores Regionais

A gestão do diretor na ABEPRO Jovem é anual, sendo que ao final de todo ano há eleição de chapa. A Diretoria Executiva é composta por um diretor de cada região do Brasil, além disso cada diretor assume uma frente de trabalho, sendo elas: Presidência, Comunicação, Gestão de Pessoas, Gestão de Núcleos, Gestão do Conhecimento e Relações Públicas.

Representantes Estaduais ou Distrital

Os representantes estaduais ou distrital têm a responsabilidade de representar todos os alunos de Engenharia de Produção de seu estado/DF, sendo porta-voz de sua realidade, atuando em conjunto com o seu respectivo diretor regional.

Assessores de Núcleo

Os assessores de núcleo têm a responsabilidade de oferecer apoio aos Núcleos de Estudantes de Engenharia de Produção de acordo com das demandas por eles apresentadas, atuando em conjunto com o diretor de núcleos.

Assessores de Comunicação

Concluindo, os assessores de comunicação são responsáveis por atuar na comunicação externa e interna da ABEPRO Jovem, atuando em conjunto com o diretor de comunicação.

Ficou interessado em fazer parte? Então continue com a gente e descubra como fazer parte da ABEPRO Jovem?

Como fazer parte da ABEPRO Jovem?

Para ser time ABEPRO Jovem como assessor ou representante é necessário prestar o Processo Seletivo aberto anualmente, normalmente no começo do ano.

 Já para fazer parte da diretoria executiva, você deve estar em dia com a filiação anual da ABEPRO,  formar uma chapa conforme o edital de eleição anual e se candidatar para a eleição.

Agora que você entendeu a organização interna da ABJ (apelido carinhoso interno), vamos entender melhor a atuação externa!

Quais são as frentes de trabalho?

É importante ressaltar que a ABEPRO Jovem trabalha em conjunto com a ABEPRO, logo, o apoio e divulgação a atividades realizadas pela ABEPRO é primordial. 

Então, a ABJ é responsável divulgar palestras e eventos – ENEGEP, ENCEP e IJCIEOM – organizados pela ABEPRO, e também, os membros da ABEPRO Jovem trabalham na organização do ENEGEP, maior evento nacional da área de Engenharia de Produção organizado pela ABEPRO.

Além dessa frente, possibilita a criação e crescimento dos Núcleos Estaduais de Estudantes. Os núcleos são grupos que têm por finalidade a aproximação e a representação dos estudantes de engenharia de produção de cada estado, frente às entidades representativas, às instituições e à sociedade em geral.

E também, a ABEPRO Jovem desenvolve parcerias com outras organizações ou empresas visando benefícios para discentes de Engenharia de Produção. 

Gostou desse conteúdo? Não deixe de continuar nos acompanhando aqui no Blog ABEPRO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.