XXVI Encontro Nacional de Coordenadores de Curso de Engenharia de Produção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA

relatos:

Compartilhe o seu conhecimento e a sua experiência com a comunidade EP. 

Edital PARA ENVIO DE RELATOs DE EXPERIÊNCIA

  • Promover e incentivar as experiências inovadoras na área de Educação em Engenharia de Produção no Brasil;
  • Proporcionar um espaço para compartilhar experiências e construir conhecimentos que contribuam para a divulgação, replicação e desenvolvimento destas práticas.

Descrição

Relatos de experiência que destaquem soluções originais para problemas críticos da Educação em Engenharia de Produção no Brasil no âmbito da graduação e da pós-graduação, especialmente que tenham relação com o tema do evento “Tecnologias educacionais, aprendizagem a distância e Engenharia de Produção”. Sendo assim, os textos encaminhados para essa modalidade devem apresentar uma descrição detalhada da experiência vivida ou em desenvolvimento. Devem, ainda, preferencialmente abordar problemas críticos e desafiadores para a prática da Educação em Engenharia de Produção, propondo soluções inovadoras nas temáticas:

  • Vocação, ingresso e acolhimento;
  • Aplicação de metodologias ativas;
  • Integração graduação x pós-graduação;
  • Inovação e empreendedorismo;
  • Internacionalização;
  • Formação continuada e acompanhamento dos egressos.
  • Desafios da educação em tempos de pandemia
  • Educação a distância na Engenharia de Produção: sucessos e desafios

Cada temática é um capítulo do livro, sendo seu conteúdo os relatos de experiências, que será editado após o evento.

CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO

  • Só serão aceitos a submissão de no máximo dois relatos de experiência por curso de graduação/pós-graduação.
  • Os critérios para seleção dos relatos de experiência podem ser observados no Barema de Avaliação abaixo.

FORMATAÇÃO

As regras para formatação e sugestão de itens e subitens, encontram-se no TEMPLATE ENCEP2021

Os relatos devem ser enviados em formato Word (.docx) e no idioma português.

Modelo de apresentação: Modelo de Apresentação_Relatos de Experiência 2021 

APRESENTAÇÃO

As apresentações serão orais, com tempo de 15 minutos cada. A Comissão Científica divulgará, oportunamente, o padrão de slides a ser usado. Conforme a demanda, alterações no tempo de apresentação poderão ser realizadas pela Comissão Organizadora.

cRONOGRAMA

EtapaData
1. Submeter os relatos de experiências15/03 a 02/04/2021 (Prorrogado para 09/04)
2. Análise dos relatos de experiências submetidos03/04 a 15/04/2021
 3. Divulgar os resultados (convite para apresentação dos relatos de experiências)16/04/2021
4. Envio dos relatos ajustados solicitados, se necessário, para posterior publicação 23/04/2021
 5. Apresentar os relatos de experiências no ENCEP17 e 18/05/2021
 6. Publicação: Educação em Engenharia de Produção: Tecnologias educacionais, aprendizagem a distância e Engenharia de Produção18/06/2021

        Os relatos devem ser encaminhados para o e-mail: relatos@abepro.org.br.

Relatos aprovados

  • ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DA DISCIPLINA PROPRIEDADE INTELECTUAL NO CETENS/UFRB: CAMINHOS METODOLÓGICOS PARA A SALA DE AULA INVERTIDA

Eron Passos Andrade, UFRB
André de Mendonça Santos, UFRB

  • DIAGNÓSTICO DO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DO PERFIL DO EGRESSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Cristhiane Paludo Demore, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Maria Auxiliadora Cannarozzo Tinoco, Universidade Federal do Rio Grande do Sul,
Vanessa Becker Bertoni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul,
Arthur Marcon, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Joana Siqueira de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

  • INOVAÇÕES NA INTEGRAÇÃO ENTRE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO: O ESTÁGIO DOCENTE COMO DISPOSITIVO DE PESQUISA APLICADA

Alexandre de Carvalho Castro, Cefet/RJ
Carolina Maia dos Santos, Cefet/RJ
Georgia de Souza Assumpção, Cefet/RJ
Cristal Soares Dias, Cefet/RJ

  • MODALIDADE ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES NO ENSINO SUPERIOR

Antonio Carlos de Alcântara Thimóteo, Universidade Cruzeiro do Sul
Cristiane Gomes de Carvalho Fontana, Universidade Cruzeiro do Sul
Luiz Henrique Amaral, Universidade Cruzeiro do Sul
Alex Pauber Junger, Universidade Cruzeiro do Sul
Jadir Perpétuo dos Santos, Universidade Cruzeiro do Sul

  • AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO: PERSPECTIVA DOS DISCENTES

Anissa Sasse Cardoso, UNIFEI
Carlos Eduardo Sanches da Silva, UNIFEI
Juliana Helena Daroz Gaudêncio, UNIFEI

  • ENSINO DE MATEMÁTICA BÁSICA PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR: relato das experiências do curso de nivelamento na modalidade remota

Felipe Guilherme de Oliveira-Melo
UNIVASF/Campus Salgueiro

  • Projetos Integrados Digitais de Engenharia de Produção: um experimento em meio à Pandemia da COVID-19

Renata Oliveira, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

  • FERRAMENTA COMPUTACIONAL $AVEPI COMO SUPORTE PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ENGENHARIA ECONÔMICA

José Donizetti de Lima, UTFPR/PPGEPS
Janecler Aparecida Amorim Colombo, UTFPR/PROFMAT
Géremi Gilson Dranka, UTFPR/UMINHO
Gilson Adamczuk Oliveira, UTFPR/PPGEPS

  • AÇÃO DE ACOLHIMENTO DOCENTE: FORMAÇÃO PEDAGÓGICA

Marianna Cruz Campos Pontarolo
Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA

Natália Veloso Caldas de Vasconcelos
Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA

Ciro José Jardim de Figueiredo
Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA

  • REFORMULAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: UM CASO NO INTERIOR DO NORDESTE

Luciana Torres Correia de Mello
Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA

Marianna Cruz Campos Pontarolo
Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA

Natália Veloso Caldas de Vasconcelos
Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA

Ciro José Jardim de Figueiredo
Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA

  • RESILIÊNCIA DE ALUNOS UNIVERSITÁRIOS DURANTE A PANDEMIA – COVID 19

Jadir Perpétuo dos Santos, Universidade Cruzeiro do Sul
Alex Paubel Junger, Universidade Cruzeiro do Sul
Alan de Santana Brito, Universidade Cruzeiro do Sul
Antônio Carlos de Alcântara Thimóteo, Universidade Cruzeiro do Sul
Cristiane Fontana, Universidade Cruzeiro do Sul
José Ferreira de Souza, Universidade Cruzeiro do Sul
Luiz Henrique Amaral, Universidade Cruzeiro do Sul

  • ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EAD NO CEFET/RJ: DESAFIOS E RESULTADOS EM UM ANO DE COVID-19

Pedro Senna, CEFET/RJ
Igor Leão dos Santos, CEFET/RJ
Ormeu Coelho, CEFET/RJ
Livia Nepomuceno, CEFET/RJ

  • DESENVOLVIMENTO DE PROJETO INTEGRADOR DAS DISCIPLINAS FINAIS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EM PARCERIA COM SETOR EMPRESARIAL

Alaercio Nicoletti Junior, Universidade Presbiteriana Mackenzie
Maria Célia de Oliveira, Universidade Presbiteriana Mackenzie
Carlos Roberto Camello Lima, Universidade Presbiteriana Mackenzie
Luiz Antônio de Lima, Universidade Presbiteriana Mackenzie
André Luis Helleno, Universidade Presbiteriana Mackenzie

  • Implementação de Data Science no Ensino de Engenharia de Produção da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Rogério de Oliveira, UPM Universidade Presbiteriana Mackenzie
Gustavo Rocha da Silva, UPM Universidade Presbiteriana Mackenzie
André Luis Helleno, UPM Universidade Presbiteriana Mackenzie

EDIÇÃO ANTERIOR

Livro: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2019

DOI: 10.14488/encep.9788588478503

Organizadores:
Carlos Eduardo Sanches da Silva
Francisco Gaudêncio Mendonça Freires

“A concepção desta ação é oferecer um momento no ENCEP para que a comunidade de Engenharia de Produção, compartilhe suas experiências de soluções originais para problemas críticos da Educação em Engenharia de Produção, no âmbito da graduação e da pós-graduação. Foram encaminhados quinze relatos, sendo os mesmos analisados pelos revisores que aprovaram doze relatos, solicitaram melhorias, sendo estas acatadas por todos os autores.”

Clique aqui para acessar.

participe!

XXVI Encontro Nacional de Coordenadores de Curso de Engenharia de Produção (ENCEP 2021)
Plataforme Online
17 e 18 de maio de 2021
encep@abepro.org.br

By ABEPRO / encep@abepro.org.br