[BLOG #4] Submeti meu artigo e agora?

Ufa! Enfim podemos respirar aliviados… passou a fase de submissões!
(Clique aqui e veja os detalhes).

A partir de agora, sabemos que há muita expectativa em cima da divulgação do resultado das avaliações (que será divulgado no dia 1 de julho) – mas você sabe como é o processo de avaliação de artigos do ENEGEP?

Os avaliadores são voluntários e convidados da comunidade que possuem titulação mínima de doutorado. Para a edição de 2019 foram selecionados 44 coordenadores de área, que são responsáveis pela distribuição dos 2.101 artigos submetidos para os 934 referees confirmados até o momento. (1554 foram convidados).

>> Para ser avaliador, envie um e-mail para avaliadores@abepro.org.br <<

Cada trabalho é avaliado duas vezes e, caso tenha divergência considerável nos resultados, é feita uma terceira avaliação – o que é chamado de arbitragem – ou seja, o ENEGEP gera, no mínimo, 4.202 avaliações, mas estima realizar mais de 4800.
É importante lembrar que os avaliadores não recebem nenhuma informação de autoria do artigo para que o processo seja 100% imparcial e o critério seja totalmente científico. (Por isso, deixamos claro e batemos na tecla de que o artigo não pode ser enviado com dados de autoria).
E por falar em critério, o Comitê Científico fornece o Manual do Avaliador, que tem o objetivo de guiar e padronizar as avaliações. O primeiro trecho é sobre Segurança do Sistema.
“O sistema possui uma série de filtros de segurança para evitar inconsistências no processo de avaliação. Por exemplo, há um filtro que impede coordenadores e referees de receberem artigos de seu estado de residência e instituição de ensino. Outro filtro impede que o referee receba um artigo que já avaliou, para que não avalie este mesmo trabalho mais uma vez”.

Recado Final aos avaliadores:
O Comitê Científico do ENEGEP 2019 agradece imensamente a sua participação! Como forma de demonstrar esse agradecimento, iremos conceder 20% de desconto na inscrição para o ENEGEP 2019 aos referees que avaliarem os artigos atribuídos a ele.
Contamos com a sua presença!

Recado Final aos autores:
O resultado das avaliações será divulgado no dia 1 de julho. Caso seu artigo seja aprovado, você tem até 15 de agosto para se inscrever a garantir a publicação e apresentação.

“That’s all folks!”

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *