ENEGEP WEB vert. vazado
ENEGEP Social
Gestão de Riscos e Resiliência de Cadeias de Suprimentos em Crises Globais

ENEGEP Social 2020 | SOS Pantanal

O PROJETO

ENEGEP SOCIAL é uma iniciativa da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) que visa apoiar projetos comunitários nas cidades sedes onde é realizado seu maior congresso, o Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP). Em cada edição do evento, esta ação, permitirá melhorar a qualidade de vida de pessoas ou comunidades necessitadas a cada ano.

OBJETIVO

Melhorar a qualidade de vida de pessoas ou comunidades desfavorecidas localizadas nas cidades ou regiões donde se realiza a cada ano o ENEGEP, por meio do desenvolvimento de projetos sociais adequados a suprir as necessidades destas minorias.

Conheça o projeto 2020: SOS Pantanal

O Pantanal precisa de você

O Pantanal é a maior planície alagável do mundo e a maior área úmida do planeta, reconhecido pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade. Existem aqui pelo menos 3.500 espécies de plantas, 550 de aves, 124 de mamíferos, 80 de répteis, 60 de anfíbios e 260 espécies de peixes de água doce, sendo que algumas delas em risco de extinção.

O Instituto SOS Pantanal é uma instituição privada, sem fins lucrativos, que promove a gestão do conhecimento e a disseminação de informações do bioma Pantanal para governos, formadores de opinião, grandes empreendimentos, fazendeiros e pequenos proprietários de terra da região, assim como a população em geral, de forma a sensibilizá-los e desencadear impactos positivos para a conservação e desenvolvimento sustentável do bioma.

Infelizmente, o Pantanal vive uma onda de incêndios florestais sem precedentes. Na pior seca dos últimos 47 anos, mais de 3,5 milhões de hectares foram consumidos pelas chamas, isso equivale a 23% de todo o Pantanal, e o cenário é preocupante para o futuro.

É urgente a estruturação de um plano para prevenção contra futuros incêndios, de modo a evitar que este patrimônio da humanidade passe novamente por um episódio como este.

O que estamos fazendo?

Nosso foco no momento é ajuda emergencial às comunidades e  a fauna através de organizações que estão atuando em campo. Arrecadamos recursos para apoiar a logística e a estrutura de trabalho das instituições que estão na linha de frente atuando no combate às chamas, resgate de animais feridos, distribuição de alimentos para a fauna em áreas queimadas e doação de insumos básicos para comunidades em situação de vulnerabilidade.

Pensando em um cenário futuro, o foco de nossa ação é estruturar brigadas rurais voluntárias por todo bioma, investindo no treinamento, doação de equipamentos adequados para o combate e integração com o corpo de bombeiros, para que as ações sejam ordenadas e eficientes, dando maior segurança para os brigadistas e mais agilidade ao combate às chamas.

Quem está conosco?

Gisele Bündchen, Luan Santana, Christiane Torloni, Cristiana Oliveira, Camila Queiroz, Cauã Reymond, Rafa Kalimann, Luciano Huck, Angélica, Eliana e Manu Gavassi entre outras celebridades já se envolveram com nossa causa.

Nossa atuação se dá por meio de doações e mobilização de recursos para que chegue ajuda em escala e velocidade ao Pantanal, ajudando no desenvolvimento da região por inteiro.

Como ajudar?

Faça parte da luta pela conservação do Pantanal!

Doe agora e ajude a construir um futuro para esse incrível bioma:

 

                            

Pensando em um cenário futuro, o foco de nossa ação é estruturar brigadas rurais voluntárias por todo bioma, investindo no treinamento, doação de equipamentos adequados para o combate e integração com o corpo de bombeiros, para que as ações sejam ordenadas e eficientes, dando maior segurança para os brigadistas e mais agilidade ao combate às chamas .

Associe-se a ABEPRO

A ABEPRO é a instituição representativa de docentes, discentes e profissionais de Engenharia de Produção. 

Contato

ABEPRO

+55 (12) 3207-5889
Email: secretaria@abepro.org.br