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MINICURSOS
Gestão de Riscos e Resiliência de Cadeias de Suprimentos em Crises Globais

MINICURSOS

Os minicursos são atividades extras da programação do evento e possuem vagas limitadas. O valor para a inscrição é R$15,00 . As inscrições só poderão ser realizadas por pessoas inscritas regularmente no evento diretamente pelo Acesso Restrito no site da ABEPRO (Clique aqui).

Conheçam os minicursos oferecidos no ENEGEP Web 2020:

Data: 20/10

Descrição: Agentes Kaizen – Um game de como usar o A3 PDCA para conduzir melhorias – Através de um caso fictício, os alunos irão investigar e solucionar um problema de queda de faturamento usando o A3 PDCA e algumas ferramentas da qualidade.

Mediador: João Luís Piancó

Mini currículo: 14 anos de experiência com Lean Manufacturing. Fundador e Coordenador do Global Lean Senseis. Coordenador do Lean For Hope Ceará. Professor de Lean Manufacturing, na Universidade Farias Brito (FB Uni). Mais de R$ 15 milhões de ganhos gerados diretamente em projetos. Atuação nacional (Ceará e São Paulo) e internacional (Colorado – USA) com Lean Manufacturing em grandes empresas nacionais (públicas e privadas) e multinacionais de diversos ramos: automobilístico, saúde, energia, naval, confecção, couro, químico e metal-mecânico. Graduado em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Federal do Ceará. Pós-Graduado em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas.

Data: 20/10

Descrição: O tempo em que vivemos é marcado pelo dinamismo e mudanças rápidas, em que a todo momento surgem novas tecnologias e modos de gerenciamento. Nesse cenário, é necessário ter uma grande capacidade de adaptação e ser cada vez mais ágil. Esse minicurso introdutório irá preparar você para entender princípios, conceitos, eventos e artefatos do Scrum.

Mediador: Marcantonio Fabra

Mini Currículo: Mestre em Logística Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Graduou-se em Informática também pela PUC-Rio. Possui o MBA em Gerência de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ), é certificado como PMP (Project Management Professional) pelo PMI (Project Management Institute), Master in Project Management pela George Washington University através da ESI e Agile Scrum Master pela EXIN. Atualmente é sócio-diretor da Acreditar Empreendimentos, onde atua em consultoria em gerenciamento de projetos e em palestras e treinamentos sobre o tema. Já acumulou mais de 15 anos de experiência como gerente de projetos de TI e na implantação de escritório de projetos em empresas como Oi, Vivo (Telefônica Celular), IBAM e Cepel. É professor em universidades e instituições de ensino tais como PUC-RJ, UFRJ, FGV e Projectlab, com 28 anos de experiência acadêmica. Recebeu, em 2012, o prêmio de Excelência em Educação do Centro Técnico-Científico da PUC-RJ, tendo sido eleito pelos alunos como um dos 10 melhores professores do Centro de 2007 a 2011. Também já foi homenageado diversas vezes como patrono ou paraninfo de turmas de formandos desta universidade e mais recentemente em turmas do MBA de Gerenciamento de Projetos da FGV.

Data: 21/10

Descrição: Introdução ao Power BI Aplicado à negócios – O Power BI  é a solução de Business Intelligence da Microsoft na qual você pode reunir um grande volume de dados em um único local e tratá-los de forma prática e eficiente. Com ele é possível criar análises e relatórios de forma visual (com uso de gráficos e tabelas automáticos), além de obter diversos indicadores e métricas que ajudam na tomada de decisões. Sem espaço para “achismos”, este minicurso te ajudará a compreender toda a interface do Power BI, realizando desde tratamento de dados na plataforma, como importação, edição e salvamento, a relacionamentos de dados e criação de relatórios.

Mediador: Felipe Lopes

Mini currículo: Graduado em Gestão Financeira pela Universidade Estácio de Sá, possui certificação Microsoft para Visualização e Análise de Dados. Possui vasta experiência com consultorias na área de Business Intelligence, atualmente sendo consultor em uma grande varejista do cenário nacional. Possui experiência com soluções Microsoft, Power Platform(Power BI, Flow, Powershell), Office 365, banco de dados (SQL, NoSQL, PostgreSQL), estrutura de banco em (Sql Management Studio, SQL Analysis, SQL Integration).  Felipe procura, através de exemplos simples e cotidianos, passar seu conhecimento adiante e, sempre que possível, presta auxílio a comunidade de profissionais nas mais diversas áreas de atuação.

Data: 21/10

Descrição: Diante das dificuldades e complexidades do cenário atual, possuir uma ferramenta que atue como simulador para apoiar suas análises em um ambiente livre de risco, onde vários experimentos e cenários podem ser criados, testados e analisados o impacto que poderiam provocar em um processo real, é FUNDAMENTAL para evitar desperdícios de tempo e dinheiro da empresa ao ficar efetuando testes em processos reais ou até mesmo tentando adivinhar uma “solução adequada” para linhas de produção, processos logísticos, portuários ou aeroportuários.

• Tópicos importantes em um projeto de simulação 3D

• O que evitar durante um projeto de simulação

• Como gerenciar as entidades e demais itens no FlexSim

• Como customizar uma biblioteca de objetos no FlexSim

• Como desenvolver modelos no FlexSim para aplicação na indústria e em logística em 3D e com o Process Flow

• Exemplos práticos para engenharia de produção

• Desafio Lean Simulation e Realidade Virtual no FlexSim

• Indústria 4.0 e realidade virtual no FlexSim

 

Material a solicitar aos participantes: Notebook com a versão demo do Flexsim instalada.

Para baixar a versão demo do Flexsim acesse www.flexsimbrasil.com.br

Mediador: Michael Machado

 

Mini Currículo: Engenheiro químico e pós-graduado em gestão de negócios e operações pelo INSPER (ex-Ibmbec-SP), atuou como professor de pesquisa operacional pela FACAMP e UNIESP em Campinas, mestrando em pesquisa operacional pela UNICAMP. Atuação em projetos de pesquisa em modelagem matemática multi-objetivo para minimizar o risco de falhas humanas em operações industriais. Ministrou curso para diversas empresas sobre simulação na pesquisa operacional e atualmente atua como principal na FlexSim Brasil. Participou de diversos projetos em simulação no Brasil.

Data: 21/10

Descrição: O treinamento em Modelagem de Eventos Discretos em AnyLogic é uma experiência on-line de aprendizagem da paleta de Simulação de Processos do AnyLogic 8.6. Esse treinamento foca na solução de problemas em oposição à teoria. Os participantes serão introduzidos à estruturação de um problema de simulação de eventos discretos e uso dos comandos do AnyLogic para este fim. Ao final, serão convidados a levar o modelo desenvolvido para a nuvem e assim poder compartilhar com amigos.

Mediadores: Prof. Afonso C. Medina e Prof. Augusto Pereira

Mini currículo: Prof. Afonso C. Medina – Coautor do livro “Modelagem e Simulação de Eventos Discretos”, foi professor universitário (USP) e atualmente atua como consultor especializado na área de Otimização & Simulação de cadeias de suprimentos.

 

Prof. Augusto Pereira- Consultor especializado em Simulação e Otimização na área de cadeia de suprimentos.

Data: 22/10

Descrição: Esse é o primeiro passo para conhecer a metodologia Lean Seis Sigma e entender a aplicação prática de um processo de melhoria contínua! Através desse minicurso, você irá adquirir conhecimentos básicos sobre melhoria contínua por meio de um método conhecido como DMAIC – Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar. Vivemos em um mundo dinâmico, com mudanças constantes, e daí vem a importância de saber utilizar as ferramentas Lean: reduzir custos e otimizar processos já se tornou uma premissa.

Mediador: Daniel Fraga

Mini Currículo: Engenheiro de Produção formado pela UFMG, certificado como Master Black Belt em Lean Seis Sigma desde 2008. Especialista em Melhoria Contínua e na aplicação de boas práticas da Gestão da Rotina e Gestão de Projetos. Como consultor, atua pelas consultorias Voitto e Werkema, sendo responsável pela implantação do Programa Lean Seis Sigma em grandes empresas, por mentorar projetos de melhoria contínua, por conduzir treinamentos presenciais e online para a formação de Green Belts, Black Belts e Master Black Belts e pela criação de conteúdo para os treinamentos presenciais e online. Como especialista em Sistemas de Produção e Sistemas de Gestão, em suas atuações mais recentes, coordenou a implantação do Seis Sigma na Thyssenkrupp CSA, onde também desenvolveu trabalhos de gestão da rotina e melhoria contínua; e no Grupo Fleury lidera projetos realizados com o método DMAIC e as semanas Kaizen, com o objetivo de buscar redução de desperdícios, otimização do fluxo do cliente e melhoria de processo. Em sua atuação nas consultorias Voitto e Werkema, já treinou presencialmente mais de 500 colaboradores como Green Belts, Black Belts e Master Black Belts, mentorou mais de 250 projetos para a certificação de Green Belts e Black Belts e implementou o Programa Lean Seis Sigma em empresas de diversos setores. Sua atuação como consultor abrange empresas do setor industrial e de serviços como a Alma Viva, AeC, Atento, Banco HSBC, Eleva, Lojas Americanas e B2W, Hermes Pardini, Vivo, ArcelorMittal, Bematech, Bio Rad, Bunge, Embraer, ESAB, Fumagalli Automotive Wheels, Líder Aviação, Maxion Wheels, MRS Logística, Nestlé, Nokia, Samarco, thyssenkrupp CSA, Tuper, Unilever, Villares Metals, Volvo, entre outras. Os projetos mentorados para a certificação de Green Belts e Black Belts resultaram em ganho médio de R$ 20,00 para cada R$ 1,00 investido pela empresa na formação dos Belts e nos investimentos definidos pelos projetos. Em sua maioria, os projetos Green Belts resultaram em um ganho anualizado de US$ 100 mil e os projetos Black Belts em um ganho anualizado de US$ 250 mil.

Data: 22/10

Descrição: No minicurso serão apresentados modelos de Planejamento e Controle da Produção, Pesquisa Operacional e Gerenciamento de Estoques, a fim de apresentar aos participantes aplicações práticas do Excel para melhor organização e otimização das rotinas no dia a dia do Engenheiro de Produção. Serão utilizadas as principais funções e também o Suplemento Solver para modelagem de problemas de Pesquisa Operacional.

Mediador: Jeovanne Argolo

Mini Currículo: Engenheiro de Produção e Especialista em Excel (certificado pela Microsoft). Atualmente, atua como Analista de PCP em uma indústria alimentícia e como CEO da BI Treinamentos. Durante a graduação, liderou algumas organizações estudantis estaduais/nacionais (ABEPRO Jovem, CREAjr-BA e NUBEEP).

Data: 23/10

Descrição: O objetivo do Gerenciamento Diário é nortear as ações cotidianas realizadas na organização, para que os colaboradores entendam suas responsabilidades e cumpram com maestria seus trabalhos, fazendo com que a empresa promova a melhoria contínua, e garanta a execução da estratégia, afim de potencializar a qualidade, alinhamento, minimização dos custos e aumento da satisfação dos stakeholders, principalmente dos clientes.

Mediador: Joaquim Teles

Mini Currículo: Joaquim Teles é Engenheiro de Produção (UNIT), Especialista em Gerenciamento de Projetos (PUC Minas), Black Belt em Lean Six Sigma e Certified Business Process Professional – CBPP (ABPMP International). Possui 10 anos de experiência na Otimização, Melhoria e Implantação de Processos Estratégicos e Operacionais com aplicação do Lean Six Sigma; Implantação e Gestão de Processos de Negócios (BPM); Planejamento e Controle Industrial e Certificações da Qualidade. Atuamente atua na “G4F Soluções Corporativas” sediada em Brasília com alocação no Banese e Coligadas e é Diretor da JTF Desenvolvimento Estratégico onde atua também como Consultor Empresarial.

Data: 23/10

Descrição: Apresentação das áreas do PMI;

Gerenciar o planejamento de um hospital de Campanha considerando:

I. Escopo

II. Cronograma

III. Alocação de recursos.

Criação de calendário do projeto.

Mediador: Paulo Sérgio Almeida dos Reis

 

Mini Currículo: Mestrando em Ciência da Propriedade Intelectual pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Engenheiro de Produção pela Faculdade de Administração e negócios de Sergipe (FANESE), Master Black Belt em Lean Seis Sigma, Técnico em Desenho Arquitetônico, Professor Titular no Centro Universitário Estácio de Sergipe nas Áreas de Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Arquitetura, Design de Interiores e Administração; Diretor Estrategista na CEO GRUPO de Engenharia; Diretor de Operações na Lavanderia Industrial Hospitalar Best Clean; Entusiasta e professor de BIM. Atua em mercados corporativos em Sergipe.

Data: 23/10

Descrição: Uma experiência on-line de imersão no funcionamento do anyLogistix [ALX], com foco em problemas de localização e simulação. Os participantes serão convidados a construir, a partir do zero e dentro do ALX, uma cadeia de suprimentos de um produto do setor de higiene pessoal. Ao final, a cadeia modelada ainda será simulada dentro do mesmo ambiente para análises de KPIs e nível de serviço esperados.

 

Mediadores: Prof. Afonso C. Medina e Profa. Renata Rodrigues

Mini currículo: Prof. Afonso C. Medina – Coautor do livro “Modelagem e Simulação de Eventos Discretos”, foi professor universitário (USP) e atualmente atua como consultor especializado na área de Otimização & Simulação de cadeias de suprimentos.

 

Profa. Renata Rodrigues – Consultora especializada em Simulação e Otimização na área de cadeia de suprimentos.

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