ENEGEP WEB vert. vazado
SESSÕES DIRIGIDAS
“Gestão de Riscos e Resiliência de cadeias de suprimentos em crises globais”

SESSÕES DIRIGIDAS

A Sessão Dirigida (SD) é um espaço do ENEGEP para apresentação, discussão e articulação de trabalhos acadêmicos de forma coletiva e interinstitucional. Essa atividade busca congregar pesquisadores e demais interessados em determinados temas que conciliam com a Engenharia de Produção.

O objetivo principal é dar oportunidade aos participantes para debaterem, trocarem ideias e experiências sobre tópicos relacionados à Engenharia de Produção. Sendo esses, de uma forma mais estruturada e aprofundada do que em outras sessões do evento.

O resultado final desta atividade será publicado nos Anais eletrônicos do ENEGEP. 

Confira abaixo o edital completo:

Cada SD é composta por:

• Um Coordenador e um Relator (provindos de Instituições distintas);
• Autores dos trabalhos selecionados para serem desenvolvidos na SD;
• Demais interessados no tema da SD que comparecerem à discussão durante o ENEGEP.

As SDs serão definidas com base nas propostas recebidas e avaliadas pelo Grupo de Trabalho de Pós-Graduação (GT-PG). Cada proposta de SD deve ser submetida por um Coordenador e um Relator, contendo

• Título compatível com as áreas da Engenharia de Produção;
• Resumo de 4 (quatro) a 6 (seis) páginas com objetivos, aspectos teórico-metodológicos, breve descrição, resultados e conclusões decorrentes da proposta e outras questões que contribuam para melhor elucidar a proposta;
• Uma listagem de pelo menos 3 (três) pesquisadores, que não pertencem à IES do coordenador e/ou do relator, trabalham com a temática e contribuiriam com o desenvolvimento da SD.

Dentre as propostas apresentadas, serão escolhidas pelo GT-PG até 6 (seis) propostas para serem desenvolvidas durante o ENEGEP, desde que atendam aos requisitos deste Edital. Os critérios básicos para escolha das SDs são:

• A área de Educação em Engenharia de Produção é a única que sempre estará presente nas SDs, exceto se não houver proposta que atenda aos critérios definidos neste Edital;
• Serão escolhidas, preferencialmente, propostas versando sobre áreas que ainda não tenham sido contempladas em anos anteriores;
• As propostas com temas bem definidos e claros, que possam agregar mais contribuições, terão preferência;
• As propostas que abordem temas emergentes, atuais e alinhados ao tema do evento, terão preferência;
• As propostas com temas excessivamente abrangentes e genéricos ou sobre questões particulares ou pontuais, não serão selecionadas.


Ao elaborar a proposta de tema para SD, deve-se ter em mente o objetivo final que é o de constituir um capítulo de livro que possa efetivamente contribuir para a área escolhida.

O Prazo para submissão de propostas é 31 de agosto de 2020 e as propostas escolhidas serão divulgadas no dia 15 de setembro de 2020.

Após aprovada a proposta de SD, é aberta chamada para os interessados em participar como autores de trabalhos relacionados ao tema de cada Sessão. Os trabalhos devem ser enviados via e-mail para o endereço: sessoesdirigidas@abepro.org.br, com a mesma formatação da proposta de SD, seguindo o formato dos artigos do ENEGEP.

Os trabalhos submetidos às SDs são diferentes dos trabalhos submetidos às demais Sessões Temáticas.
Não pode haver duplicidade de publicação, ou seja, o autor deve escolher entre Sessão Temática ou Sessão Dirigida, não podendo publicar o mesmo trabalho nas duas Sessões.

A escolha dos trabalhos (mínimo de 3 e máximo de 6), assim como a condução de cada SD, fica a cargo do Coordenador e do Relator de cada sessão. Os autores dos trabalhos selecionados devem estar presentes no evento para apresentar seu trabalho e, principalmente, debater com os demais participantes.

A sessão só poderá ocorrer se houver pelo menos 3 trabalhos selecionados de autores distintos. Além disso, deverá ter no mínimo 5 autores de instituições distintas.

Cada Sessão Dirigida, no ENEGEP, tem duração de 2 horas:

• A primeira parte, com duração máxima de uma hora, destina-se à apresentação dos trabalhos propostos sobre o tema da sessão;
• A segunda parte, que ocupa o tempo restante, destina-se ao debate sobre o tema e os trabalhos de cada SD.

A apresentação de cada trabalho não pode ultrapassar o tempo de 10 minutos. Além disso, não deve ser no mesmo formato da apresentação normal de trabalhos em sessões temáticas. Esta apresentação deve destacar os principais pontos e os aspectos que se articulam e que divergem dos demais trabalhos da SD.

O resultado final de cada SD será publicado nos Anais do ENEGEP como uma Sessão Dirigida própria. www.abepro.org.br/publicacoes
Associe-se a ABEPRO

A ABEPRO é a instituição representativa de docentes, discentes e profissionais de Engenharia de Produção. 

Contato