LOGO ENEGEP 2021 branco
SESSÕES DIRIGIDAS
"Contribuições da Engenharia de Produção para a Gestão de Operações Energéticas Sustentáveis"

SESSÕES DIRIGIDAS APROVADAS

Sessão DirigidaCoordenadorRelator
Ensino remoto e virtualização nos cursos de engenharia – impactos da Covd-19 nas instituições do ensino superiorRenato de Oliveira Moraes (USP)Pelópidas Cypriano de Oliveira (UNESP)
Lean Thinking na cocriação de valor em serviços agroindustriasAndrei Bonamigo (UFF)Herlandí de Souza Andrade (EEL-USP)
A incorporação de conceitos da economia circular nas disciplinas dos cursos de Engenharia de ProduçãoWladmir Henriques Motta (CEFET-RJ)Marcelo Jasmim Meiriño (UFF)
Integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 na Gestão de OperaçõesDiogo A. Lopes Silva (UFSCar/Sorocaba-SP)Luciano Brito Rodrigues (UESB, Itapetinga-BA)

Clique aqui para submeter seu artigo nas sessões dirigidas (de 21/06 a 20/08). 

Breve descrição dos objetivos das SDs aprovadas:

Ensino remoto e virtualização nos cursos de engenharia – impactos da Covd-19 nas instituições do ensino superior

O objetivo desta sessão dirigida é discutir como o ensino remoto, a suspensão de atividades acadêmicas e a mudança no calendário acadêmico ocorridas por conta da pandemia da covid-19 afetarão o ensino superior no futuro próximo, quando o “novo normal” chegar.

Lean Thinking na cocriação de valor em serviços agroindustrias

O Grupo de Estudos e pesquisas em Engenharia de Serviços GEPES/UFF, neste ano irá conduzir uma proposta para a SD do ENEGEP voltada a adoção do Lean Thinking na gestão de serviços agroindustriais, de modo a debater um conjunto de estudos teóricos e práticos relacionados ao assunto.

Esperamos na oportunidade, por meio da SD ampliar o debate acerca do assunto, bem como fortalecer a troca e compartilhamento de conhecimento com os participantes da SD, de modo a estimular insights e oportunidades de pesquisas atreladas a Engenharia de Produção no contexto da gestão de serviços agroindustriais.

A incorporação de conceitos da economia circular nas disciplinas dos cursos de Engenharia de Produção

Entende-se que a engenharia de produção assume um papel central e de suma importância na transição rumo a um futuro ambientalmente sustentável, desta forma, esta sessão dirigida tem como objetivo gerar discussões a respeito da incorporação dos preceitos presentes na Economia Circular nas disciplinas ofertadas pelos cursos de Engenharia de Produção.

Integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 na Gestão de Operações

 

Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs uma agenda global para o impulsionamento da sustentabilidade nos países até 2030, a partir da proposta de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) organizados em 169 metas e mais de 200 indicadores (United Nations, 2019). O objetivo geral é prover condições e direcionamentos para que, principalmente, os governos possam implementar ações de sustentabilidade de forma mais efetiva no curto-médio prazo, rumo a um futuro mais sustentável para todos.

 

EDITAL DE CHAMADA: SESSÕES DIRIGIDAS

O QUE SÃO AS SESSÕES DIRIGIDAS?

 

A Sessão Dirigida (SD) é um espaço do ENEGEP para apresentação, discussão e articulação de trabalhos acadêmicos de forma coletiva e interinstitucional. Essa atividade tem o objetivo de congregar pesquisadores e demais interessados em temas relacionados com a Engenharia de Produção.

O resultado final desta atividade será publicado nos Anais eletrônicos do ENEGEP.

QUAL A COMPOSIÇÃO DA SD?

  •  
  • Um Coordenador e um Relator (provindos de Instituições distintas);
  • Autores dos trabalhos selecionados para serem apresentados nas SDs;
  • Demais interessados no tema da SD que comparecerem à discussão durante o ENEGEP.

COMO SERÃO DEFINIDAS AS SDs?

As SDs serão definidas com base nas propostas recebidas e avaliadas pelo Grupo de Trabalho de Pós-Graduação (GT-PG). Cada proposta de SD deve ser submetida por:

  • Título compatível com as áreas da Engenharia de Produção;
  • Resumo de 4 (quatro) a 6 (seis) páginas com objetivos, aspectos teórico-metodológicos, breve descrição, resultados e conclusões decorrentes da proposta e outras questões que contribuam para melhor elucidar a proposta;
  • Uma listagem de pelo menos 3 (três) pesquisadores, que não pertencem à IES do coordenador e/ou do relator e trabalhem com a temática.

Dentre as propostas submetidas, serão escolhidas pelo GT-PG até 6 (seis) propostas para serem desenvolvidas durante o ENEGEP, desde que atendam aos requisitos deste Edital. Os critérios básicos para escolha das SDs são:

  • A área de Educação em Engenharia de Produção é a única que sempre estará presente nas SDs, exceto se não houver proposta que atenda aos critérios definidos neste Edital;
  • Serão selecionadas, preferencialmente, propostas versando sobre áreas que ainda não tenham sido contempladas em anos anteriores;
  • Propostas que abordem temas emergentes, atuais e alinhados ao tema do evento terão preferência;
  • Propostas com temas excessivamente abrangentes e genéricos ou sobre questões particulares ou pontuais não serão selecionadas.
  •  

O prazo para submissão de propostas é até o dia 24 de maio de 2021 e as propostas selecionadas serão divulgadas no dia 21 de junho de 2021, quando serão abertas as submissões para as SDs. As propostas devem ser enviadas para o e-mail sessoesdirigidas@abepro.org.br.  

COMO SÃO SELECIONADOS OS TRABALHOS A SEREM APRESENTADOS EM CADA SD?

 

Após aprovada a proposta de SD, é aberta submissão para os interessados em participar como autores de trabalhos relacionados ao tema de cada Sessão. Os trabalhos devem ser submetidos via sistema de submissão do ENEGEP, seguindo o formato dos artigos do evento.  

Não pode haver duplicidade de publicação, ou seja, o autor deve escolher entre Sessão Temática ou Sessão Dirigida, não podendo publicar o mesmo trabalho nas duas Sessões.

O prazo de submissão dos trabalhos será de 21 de junho de 2021 a 20 de agosto de 2021.

A seleção dos trabalhos (mínimo de 3 e máximo de 6), será realizada pelo coordenador e relator da SD até o dia 10 de setembro. A sessão só poderá ocorrer se houver pelo menos 3 (três) trabalhos aprovados de autores e instituições distintos. Caso esse requisito não seja preenchido, a sessão será cancelada.

Os trabalhos aprovados devem ter pelo menos um dos autores inscritos no evento até o dia 25 de setembro para serem apresentados, com posterior publicação nos anais eletrônicos. Os autores dos trabalhos selecionados devem estar presentes no evento para apresentar seu trabalho e, principalmente, debater com os demais participantes.

COMO FUNCIONA A SD?

 

Cada Sessão Dirigida, no ENEGEP, tem duração de 2 horas:

  • A primeira parte, com duração máxima de uma hora, destina-se à apresentação dos trabalhos propostos sobre o tema da sessão;
  • A segunda parte, que ocupa o tempo restante, destina-se ao debate sobre o tema e os trabalhos de cada SD.

O QUE SERÁ PUBLICADO?

 

Os artigos aprovados em cada SD serão publicados nos Anais do ENEGEP, na categoria de Sessão Dirigida, recebendo atribuição de DOI, caso sejam apresentados no evento.

Rio de Janeiro, 23 de abril de 2021.

Associe-se a ABEPRO

A ABEPRO é a instituição representativa de docentes, discentes e profissionais de Engenharia de Produção. 

Contato