ENEGEP Web 2020: felicidade no mercado de trabalho.

Por Rafaela Oliveira

Integrando a programação do último dia do ENEGEP Web, a palestra Felicidade no mercado de trabalho, ministrada por Gisela Sender, diretora de management e moderada por Rafael Barbastefano, diretor da ABEPRO; contou com cerca de 80 participantes simultâneos. Com início realizado às 14h, o espaço teve foco em como as emoções no ambiente de trabalho influenciam a produtividade e ainda contou com um sorteio de um livro e de um treinamento Green Belt, oferecido pela Voitto.

Gisela explicou que as empresas onde seus funcionários possuem um nível maior de satisfação tendem a ter mais lucratividade e clientes mais satisfeitos. E que quando as pessoas estão mais felizes tendem a ser mais criativas, trabalham melhor em grupo e assumem mais tarefas. Sobre os efeitos individuais desse estado, pessoas mais felizes passam menos tempo desempregadas, segundo estudo apresentado pela palestrante.

A profissional se debruçou sobre os grupos de fatores que influenciam a felicidade no ambiente e trabalho, desde os fatores individuais, passando pelos fatores organizacionais e por fim os fatores ligados à função. Além disso, apresentou um estudo que indica que a nossa felicidade possui um “ponto de partida”, e que as variações que acontecem durante nossa vida impactam apenas determinado tempo, e que há uma tendência que a felicidade retorne para esse ponto inicial.

Gisela pontuou que é essencial entender as diferenças individuais, explicando que não existe uma fórmula única para aumentar o nível de felicidade no local de trabalho. Além disso, destacou o papel do gestor e as relações entre os funcionários e o clima organizacional: “A gente é feliz por causa de algumas coisas, e somos feliz apesar de algumas coisas. Por exemplo, há quem pense ‘Eu não suporto meu chefe, mas trabalho fora de casa.’ (…) Nós vamos realizando essa combinações para chegar uma conclusão, então esse efeito combinado é muito importante”.

Ao término de sua fala, a palestrante explicou que as organizações precisam realizar uma gestão constante quando se trata de felicidade no local de trabalho. É necessário conhecer melhor os funcionários, entender as demandas e tentar direcionar o funcionários para uma função onde ele se encaixe e funcione melhor. Ao finalizar, deixou uma mensagem positiva a todos os ouvintes: “Vamos espalhar felicidade pelo corporativo!”

Comentários

comentários