30 anos Production Journal: depoimento Profª. Linda Lee

Em 2020 comemoramos 30 anos do primeiro periódico da ABEPRO: a Revista Production!

Quando criada, ela se chamava apenas “Produção” e sempre foi um periódico de muita relevância para compartilhamento de conhecimento sobre a Engenharia de Produção nacional.

Em 2013 aconteceu uma das grandes mudanças da revista: passou a ser chamada de “Production Journal”.

Dessa forma alcançou novos pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

A Prof.ª Linda Lee, editora na época, também deixou seu depoimento:

“Assumi ser editor-chefe da revista em 2008 no lugar da profª. Marly. Nesta época a submissão ainda era em papel. Vários armários cheios de pastas suspensas eram necessários e nem sequer uma planilha disponível contendo nomes de revisores com suas respectivas expertises. O número de submissões era relativamente alto (eram mais de 200 submissões anuais) e a Capes classificou a revista no estrato B2. Este era o cenário do início da minha gestão.

Muitas ações foram implementadas durante a gestão de 2008-14, tais como:

– Mudança de submissão de papel para um sistema eletrônico;
– Início de parceria com a Cubo Multimidia na arte final do artigo e uso sistema de submissão desenvolvido por eles;
– Alteração do corpo editorial: a introdução de co-editoria e editores associados específicos para algumas áreas de expertise para diminuir o tempo de avaliação;
– Pleito para concessão de auxílio de editoração em editais abertos do Cnpq. Neste período, todos os pleitos foram concedidos;
– Solicitação e aceitação de indexação da revista na base Scopus;
– Alteração do nome da revista de Produção para Production;
– Submissão de manuscritos somente em língua inglesa;
– Aumento do número de edições em cada volume, de 3 para 4.

A revista foi reclassificada no estrato B3 pela Capes em algum momento e isto provocou uma redução substancial de submissões na revista. No final da minha gestão tínhamos um estoque de artigos aceitos suficiente para as edições dos anos 2015 e 2016 ainda mantendo com quatro números.

Posso afirmar que foi um período de muito trabalho, até dizer que respirava e vivia pela revista. Era uma dedicação contínua. Quem trabalhou comigo neste período testemunhou o meu esforço hercúleo de conduzir a revista, apesar de muitos contratempos. Mas também tive a oportunidade de conhecer muitos pequisadores e assim muitos passaram a me conhecer e a valorizar o meu trabalho.”

 

Comentários

comentários