Conheça o NUPAEEP

O Núcleo Paraense de Estudantes de Engenharia de Produção (NUPAEEP), foi fundado no ano de 2015 com o objetivo de desenvolver e integrar os estudantes do curso no estado. No entanto, o projeto não teve prosseguimento, deixando de possuir gestão no ano seguinte.

No período de 2017 até início de 2020, o Pará não teve um núcleo nem um evento específico de Engenharia de Produção, isso acarretou em um distanciamento entre os estudantes do curso dentro do estado e em relação ao Brasil. Outro problema foi a falta de um canal de disseminação de conhecimento e informações do curso específico no Pará, restando apenas aos representantes da ABEPRO Jovem desenvolverem essa atividade.

O engenheiro de produção é aquele que “resolve problemas”, “gerencia atividades” “otimizam processos” entre outros, portanto, nada melhor que um grupo discente inconformado composto por estudantes do curso no Pará, para mudar esta realidade, reativando o NUPAEEP.

Tudo começou em janeiro com os esforços das diretoras Norte e Centro-Oeste da ABEPRO Jovem (Kethelen Tamara e Ana Clara) em recrutarem o representante do Pará na ABJ e outros candidatos com interesse nesse projeto estadual. O estudante Dhiordan Tadaiesky assumiu o cargo e com as orientações da diretora de núcleos, começou o processo de reativação.

O primeiro passo foi contatar os candidatos que concorreram no processo seletivo da ABEPRO Jovem, após isso, de maneira virtual, devido à Pandemia, o representante estadual começou a apresentar o projeto em diversas universidades do estado, sempre evidenciando que era um processo de reativação e que não seria fácil.  Diante disso, em abril o núcleo foi oficialmente reativado com 8 membros dispostos a fortalecer a engenharia de produção no Pará.

Em junho veio a primeira grande realização do NUPAEEP, que foi a retomada do Encontro Paraense de Engenharia de Produção (EPAEP). Foi um evento totalmente online e gratuito, que do dia 24 a 26 de junho proporcionou a mais de 500 inscritos, 3 minicursos, 4 relatos de experiências, 6 palestras e apresentação de artigos. Além disso, foi o primeiro núcleo do Brasil a realizar um encontro estadual no meio de uma pandemia, servindo de exemplo para outros estados e criando um legado para futuras gestões.

O NUPAEEP continuou se desenvolvendo nos meses seguintes com a entrada de novos membros, totalizando 15 discentes de 5 cidades, sendo 7 universidades diferentes e todos com foco de trazer mudanças e bater a meta estipulada para os núcleos pela ABEPRO Jovem.

Dessa maneira, no dia 28 de novembro o Núcleo Paraense conseguiu bater a maioria das atividades propostas e conquistou 5 estrelas no Selo ABJ e, também, conquistou o título de núcleo destaque da região norte em 2020.

Essas conquistas foram fruto de trabalho em equipe, planejamento, dedicação e mão na massa. O NUPAEEP vem se organizando para que mais melhorias ocorram na engenharia de produção no estado e consiga ser referência de organização discente no Pará e no Brasil.

 

Agradecimento às pessoas que tornaram isso possível

Coordenador Geral: Dhiordan Tadaiesky

Vice-Coordenador Geral: Mateus Rocha

Coordenadora de Relações Públicas: Eliani Gama

Coordenadora de Projetos: Isamara Souza

Assessores de Projetos: Moises Morais e Romel Viana

Coordenadora de Recursos Humanos: Amanda Montelo

Assessora de Recursos Humanos: Aline Ferreira

Coordenador de Marketing: Jamily Barros

Assessoras de Marketing: Sophia Oliveira, Emília Cardoso e Élida da Silva

Representantes Institucionais: Amanda Saldanha, Kassandra Morais e Laynne Viveiros

Comentários

comentários