Dia Mundial da Educação: a data pede reflexão sobre o futuro

Hoje (28/04) é celebrado o Dia Mundial da Educação. A data foi estabelecida por líderes de 164 países durante o Fórum Mundial da Educação e simboliza o compromisso de investimento em políticas públicas para a educação básica.

O acordo teve como objetivo construir uma sociedade mais justa por meio da educação e da participação da família. Mais de duas décadas após a instituição da data no calendário, a educação mundial vive um processo de reformulação e, por isso, mais do que nunca, merece ser celebrada.

Com a chegada da pandemia, a educação foi obrigada a se reinventar dentro de um curto espaço de tempo e os professores e profissionais da área precisam receber o mérito de enfrentar os obstáculos dos métodos de aprendizagem e a desigualdade social no Brasil.

Outro ponto que precisa ser notado é o abandono e o retrocesso. Dados de uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, entre 30 de novembro e 9 de dezembro de 2020, mostra que cerca de 4 milhões de brasileiros desistiram de continuar a formação básica e superior no país. O retrocesso no aprendizado de estudantes pode ser de até quatro anos.

É preciso refletir sobre os duros golpes que a educação vem sofrendo e também ressaltar a importância da pesquisa, pois sem ela, ainda não teríamos uma vacina para a COVID-19.

Comentários

comentários