Diretor da DP World destaca importância do Enegep na aproximação entre mercado de trabalho e academia

Por: Isabela Madeira e Natã Cajaíba – Jornalismo UniSantos

O diretor de relações institucionais da DP World, Ricardo Sproesser, ministrou a palestra inaugural “Desafios da
engenharia de produção para uma gestão inovadora da Logística e Operações”, durante a abertura do Enegep 2019, no início da tarde de ontem (15). Ele ressaltou a importância do evento para que o estudante conheça a realidade do mercado de trabalho, pois sente que há uma falta de um maior contato com o meio acadêmico.

A DP World, que tem um dos maiores terminais portuários do mundo, atua no Brasil desde 2013, e também está presente em mais de 40 países. Durante a palestra, Sproesser falou um pouco como o engenheiro de produção pode atuar no porto, um setor menos conhecido da profissão. “Você tem vários mercados que pode estar atuando. Ter exposição a esse mercado, visibilidade, pode ajudar a pensar em que profissão seguir”, explicou.

Em rodada de perguntas com o público, ele também ressalta a importância de esclarecer as diferenças entre processos da engenharia de produção, principalmente para o universitário. “Às vezes se pensa: ‘Por que estou aprendendo isso aqui se não vou usar?’ Se você vislumbra que aquilo é útil para o mercado de trabalho, muda a perspectiva da vida acadêmica, fica mais fácil.”, finalizou.

Para Tainara Tavares de Souza, da Universidade FAMA do Macapá, que passou um dia inteiro em viagem para conseguir chegar a Santos, o conteúdo apresentado foi muito interessante por proporcionar ao público o contato com o modo operante de empresas como a DP World. “Foi muito bom, conhecemos a estrutura e a logística da corporação. Eu espero que os próximos dias tragam mais informação sobre esse mundo, porque ele tem muito a ser explorado”.

De Santa Catarina, a estudante Isabella Ricatto, que apresentará um artigo no ENEGEP, contou que suas expectativas para o primeiro dia foram atingidas e que ficou impressionada pelo tamanho do porto mostrado na palestra. “Eu não conhecia o porto de Santos e o trabalho da DP World. Já tinha visto portos menores, mas fiquei surpresa”, revelou.

Comentários

comentários