ENEGEP Web 2020: Discussão sobre pandemia marca palestra nacional

Por Rafaela Oliveira

O terceiro dia do ENEGEP WEB (22/10) se iniciou com a palestra Impacto da COVID-19 e a resiliência em cadeias de suprimentos, ministrada por Susana Pereira (FGV) e moderada pelo diretor científico da ABEPRO, Francisco Gaudêncio. Uma média de 60 ouvintes acompanhou enquanto a profissional abordou a importância de pensar com cuidado sobre cada parte da cadeia, de forma a garantir que o todo o processo ocorra de forma harmônica.

“Eu até brinco com os meus alunos na últimos meses que termos como resiliência e cadeia de suprimentos se tornaram foco. (…)De repente todo mundo fala e se preocupa em falar sobre cadeia de suprimentos por conta do momento que vivemos.”

A apresentação teve foco inicial na diferenciação dos riscos, pontuando também como eles estão em diferentes esferas. A profissional pontuou que o momento atual é um ótimo exemplo de que as pessoas estão vivendo as consequências do que anteriormente era apenas uma probabilidade. Susana também fez um link com da pandemia da COVID-19 com o risco de ruptura e pontuou como observar esses riscos na cadeia de suprimentos.

Além disso, Susana realizou pontuações sobre a resiliência. Ao tratar da situação da pandemia, explicou que as empresas devem reconhecer que crises sempre virão, e que elas devem estar preparadas para lidar com elas e trabalhar para também superá-las apesar do inesperado: “É o que estamos trabalhando atualmente, com o novo normal. Onde temos os funcionários voltando para as fábricas, para o trabalho… Só que usando máscaras, tem outros que precisam ficar afastados. Há uma nova realidade.”

Comentários

comentários