MARKETING NA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Agregar Valor e Transmitir Qualidade

Quem nunca ouviu falar em marketing? Em especial o marketing digital, que teve um grande crescimento a partir de 2020, impulsionado pelo contexto social do período pandêmico. No entanto, o marketing vai muito além de posts e divulgações de produtos.

Segundo Philip Kotler, o marketing é um processo social e gerencial voltado para identificar, criar, comunicar e entregar valor, satisfazendo as necessidades e desejos dos consumidores por meio da troca de produtos e serviços com valor agregado, visando ao lucro e à construção de um relacionamento duradouro com o cliente.

Kotler, economista norte-americano com mais de 90 anos, é considerado o pai do marketing moderno por ter transformado a área em uma ciência acadêmica respeitada. Muito antes de o conceito de ESG (Ambiental, Social e Governança) se tornar uma tendência, ele já afirmava: “Uma boa empresa oferece produtos e serviços excelentes. Uma ótima empresa também oferece produtos e serviços excelentes, mas se esforça para tornar o mundo um lugar melhor.”

A importância do marketing, portanto, está em sua capacidade de criar valor para os clientes, construir relacionamentos sólidos e gerar resultados sustentáveis para as empresas.

Maria Thereza Representante Estadual de Pernambuco – Gestão ABEPRO Jovem 2025