XXVIII Encontro Nacional de Coordenadores de Cursos de Engenharia de Produção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA

Edital PARA ENVIO DE RELATOs DE EXPERIÊNCIA

  • Promover e incentivar as experiências inovadoras na área de Educação em Engenharia de Produção no Brasil;
  • Proporcionar um espaço para compartilhar experiências e construir conhecimentos que contribuam para a divulgação, replicação e desenvolvimento destas práticas.

descrição

Relatos de experiência que destaquem soluções originais para problemas críticos da Educação em Engenharia de Produção no Brasil no âmbito da graduação e da pós-graduação. Sendo assim, os textos encaminhados para essa modalidade devem apresentar uma descrição detalhada da experiência vivida ou em desenvolvimento. Devem, ainda, preferencialmente abordar problemas críticos e desafiadores para a prática da Educação em Engenharia de Produção, propondo soluções inovadoras nas temáticas:

  • Vocação, ingresso e acolhimento;
  • Aplicação de metodologias ativas e práticas inovadoras;
  • Avaliação na formação por competências;
  • Implementação e avaliação de práticas de curricularização da extensão;
  • Implementação das Novas Diretrizes Curriculares;
  • Integração graduação x pós-graduação;
  • Inovação e empreendedorismo;
  • Internacionalização;
  • Estímulo à formação de jovens pesquisadores e profissionais de excelência (Grupos PET e Iniciação Científica e Tecnológica);
  • Formação continuada e acompanhamento dos egressos.

Cada temática é um capítulo do livro, sendo seu conteúdo os relatos de experiências, que será editado após o evento.

CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO

O processo de seleção de trabalhos envolverá relevância, originalidade, a clareza, o detalhamento de soluções, as lições aprendidas e a aderência à formatação solicitada.

FORMATAÇÃO

As regras para formatação e sugestão de itens e subitens, encontram-se no Template.

Os relatos devem ser enviados em formato Word (.docx) e no idioma português.

CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO

O processo de seleção de trabalhos envolverá relevância, originalidade, a clareza, o detalhamento de soluções, as lições aprendidas e a aderência à formatação solicitada.

APRESENTAÇÃO

As apresentações serão orais, com tempo de 15 minutos cada. A Comissão Organizadora divulgará, oportunamente, o padrão de slides a ser usado. Conforme a demanda, alterações no tempo de apresentação poderão ser realizadas pela comissão.

Baixe as opção de templates abaixo:

Opção 1 – Template Cinza

Opção 2 – Template Marmorizado

CALENDÁRIO

Etapa

Data

1. Submeter os relatos de experiências

27/02 a 02/04/2023 

prorrogado para 09/04/2023

2. Análise dos relatos de experiências submetidos

03/04 a 16/04/2023

 3. Divulgar os resultados

 17/04/2023

4. Envio dos relatos ajustados solicitados, se necessário, para posterior publicação

30/04/2023

 5. Apresentar os relatos de experiências no ENCEP

18 e 19/05/2023

 6. Publicação: Tópicos em Educação na Engenharia de Produção: tendências e desafios no ensino, pesquisa e extensão

02/06/2023

Os relatos devem ser encaminhados para o e-mail: relatos@abepro.org.br.

relatos aprovados

PROCESSO ON-LINE DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE UM PROJETO FINAL DE CURSO DE GRADUAÇÃO COM PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS DA PÓS-GRADUAÇÃO UNIFEI
ESPECIFICIDADES DE GESTÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO UFOP
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: COMO RECUPERAR O SIGNIFICADO DE UM DOS MAIS IMPORTANTES TRABALHOS DE UM ACADÊMICO UNIBH
ESTRATÉGIA DE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO: EXPERIÊNCIAS NAS DISCIPLINAS DE ENGENHARIA ECONÔMICA E PESQUISA OPERACIONAL NA UFABC UFABC
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS VIA MODELAGEM MATEMÁTICA: METODOLOGIA ATIVA, PESQUISA E EXTENSÃO EM UMA DISCIPLINA CONJUNTA DA GRADUAÇÃO E DA PÓS-GRADUAÇÃO ITA_UNIFESP
IMPLEMENTAÇÃO DE MELHORIAS NOS RELATÓRIOS DAS ATIVIDADES EXTENSIONISTAS DO CURSO DE ENGENHARIA DE PROUÇÃO DA UNINTER UNINTER
SISTEMÁTICA PARA ELABORAÇÃO DO PLANO ESTRATÉGICO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA UNIFEI CAMPUS ITAJUBÁ PPGEP UNIFEI
USO DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: JOGO DE TABULEIRO BASEADO NOS DESPERDÍCIOS LEAN UFRB
DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA FURG: UMA EXPERIÊNCIA QUE UNE DIGITAL E FÍSICO FURG
CO-CRIANDO A REFORMA CURRICULAR: RELATO DA EXPERIÊNCIA DOS DOCENTES DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO – MACAÉ UFRJ Macaé
APLICAÇÃO DO DESIGN SCIENCE RESEARCH E DESIGN THINKING NA DISCIPLINA PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO CEETEPS
DESENVOLVIMENTO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO EM ENGENHARIA ECONÔMICA UTFPR
GRAFISMO: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM  UFRB 2
Práticas em engenharia de produção como formação extensionista a partir da interação entre setor produtivo e universidade UFES
A LOGÍSTICA PARA O INCENTIVO A LEITURA POR MEIO DA DOAÇÃO UFS
OS EVENTOS COMO MECANISMO DE AMPLIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DE ALUNOS DE ENGENHARIA EAD UNINTER 2
EDUCAÇÃO BASEADA EM COMPETÊNCIA: Desenvolvimento de atividade experimental de ensino para o curso de Engenharia de Produção UFRGS 1
AVALIAÇÃO DAS PERCEPÇÕES DOS ALUNOS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS: PROPOSTA DE FERRAMENTA PARA O CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA UFRGS UFRGS 2
A TRAJETÓRIA DO PPGEP-UFPE EM 25 ANOS PPGEP-UFPE
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO DE UMA DISCIPLINA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO UFSM
DESENVOLVIMENTO, APLICAÇÃO E VALIDAÇÃO DO JOGO LEAN CARDS PARA ALUNOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO UNESP

participe!

XXVIII Encontro Nacional de Coordenadores de Cursos de Engenharia de Produção (ENCEP 2022) Evento a ser realizado em plataforma online
18 e 19 de maio de 2023
secretaria@abepro.org.br

By ABEPRO / encep@abepro.org.br