Relatos de experiência que destaquem soluções originais para problemas críticos da Educação em Engenharia de Produção no Brasil no âmbito da graduação e da pós-graduação. Sendo assim, os textos encaminhados para essa modalidade devem apresentar uma descrição detalhada da experiência vivida ou em desenvolvimento. Devem, ainda, preferencialmente abordar problemas críticos e desafiadores para a prática da Educação em Engenharia de Produção, propondo soluções inovadoras nas temáticas:
- Vocação, ingresso, acolhimento e ações para permanência e redução da evasão;
- Metodologias ativas e práticas inovadoras;
- Inteligência artificial no processo de ensino e aprendizagem;
- Educação a Distância (EaD) e híbrida: avaliação, extensão, prática e laboratório;
- Práticas de curricularização da extensão;
- Formação de jovens pesquisadores e profissionais de excelência (Grupos de extensão, PET, Empresas Juniores e Iniciação Científica e Tecnológica);
- Formação a partir do desenvolvimento do perfil e das competências gerais e específicas do egresso;
- Integração graduação e pós-graduação;
- Empreendedorismo, intraempreendedorismo, inovação e economia de impacto;
- Sustentabilidade, descarbonização e economia circular (ESG, ODS, etc);
- Internacionalização: mobilidade discente, docente, dupla diplomação etc;
- Certificação profissional e acreditação de curso;
- Inserção profissional, formação continuada e acompanhamento dos egressos;
- Formação didática e técnica docente;
- Avaliação de cursos e ENADE.
Cada temática é um capítulo do livro, sendo seu conteúdo os relatos de experiências, que será editado após o evento.