As inscrições para os minicursos são realizadas diretamente através do seu “Acesso Restrito“, disponível apenas para congressistas com a inscrição do evento quitada.
Cada minicurso tem um custo R$ 50,00.
O minicurso “Logística Net Zero: Alinhando ESG com atendimento aos ODS” será oferecido em dois dias, com uma carga horária maior em comparação aos demais. Por isso, o valor deste minicurso será de R$ 80,00.
Cada participante pode se inscrever em até dois minicursos. Lembramos que associados(as) das categorias discentes e individuais têm 50% de desconto em um minicurso.
Os minicursos realizados fora do local do evento contarão com transporte gratuito, saindo diretamente do local do congresso. Vale ressaltar que as vagas são limitadas, mas, se houver disponibilidade, vagas remanescentes serão vendidas durante o evento.
Confira a programação completa abaixo e garanta sua participação!
8h30 às 13h10 – Gestão da Inovação
Ministrante: Mario Sergio Salerno (POLI USP)
Local de realização: Sala 414 (4º andar) – Unisinos
Ementa: Conteúdo previsto:
1. O que é inovação e qual sua importância;
2. Tipos e graus de inovação;
3. Inovação x gestão da inovação;
4. Análise do panorama da inovação na empresa (matriz graus x tipos);
5. Gestão de operações x gestão de desenvolvimento de novos produtos;
6. Organização e gestão para inovação incremental. Processos, funil, stage- gates;
7. Organização e gestão para inovação estratégica radical. Hubs, função organizacional;
8. Tópicos especiais: rigidez de rotinas, alocação de recursos para inovação radical, gestão de ecossistemas.
8h30 às 13h10 – Células de manufatura enxuta: uma abordagem a partir da Teoria das Restrições
Ministrante: Alexandre Brasil Machado (Produttare)
Local de realização: Auditório 2 (8º andar) – Unisinos
Ementa: Ministrado por um consultor da Produttare Consultoria, este minicurso oferece uma aula expositiva sobre os conceitos e metodologias relacionados ao desenho e à implantação de células de manufatura enxuta. A partir de uma perspectiva integradora que combina o Sistema Toyota de Produção com a Teoria das Restrições, os participantes irão explorar técnicas essenciais para otimizar fluxos de trabalho, eliminar desperdícios e maximizar a eficiência produtiva.
8h30 às 13h10 – Mapeamento de Processos com BPMN
Ministrante: Marlon Soliman (UFSM)
Local de realização: Laboratório 2 – Unisinos
Ementa: Este minicurso tem como objetivo fornecer uma introdução prática ao BPMN, capacitando os participantes a criar e interpretar diagramas de processos de negócios. Ao final, os participantes estarão aptos a utilizar o BPMN para modelar processos de forma clara e eficaz.
8h30 às 13h10 – Modularização: Traduzindo Estratégia em Produto
Ministrante: Leandro Gauss (Unisinos)
Local de realização: Sala 415 (4º andar) – Unisinos
Ementa: Este curso explora a modularização como uma estratégia eficaz para enfrentar o trade-off entre variedade e custo no desenvolvimento de produtos. Serão discutidos conceitos fundamentais, como módulos, variantes de módulos, sistemas modulares e famílias de produtos, destacando as similaridades e dissimilaridades entre modularização e padronização. O curso também abordará direcionadores estratégicos e como a modularização permite quebrar o pressuposto de competição em um único eixo estratégico. Além de explorar os benefícios dessa abordagem, serão apresentados casos práticos de aplicação. O curso finaliza com uma visão geral do método Modular Function Deployment (MFD) e uma introdução ao uso do software em nuvem PALMA para o gerenciamento de arquitetura de produtos.
8h30 às 13h10 – Meu Primeiro Modelo de Simulação em FlexSim
Ministrante: Rodrigo Lamas (FlexSim)
Local de realização: Laboratório 1 – Unisinos
Ementa: Neste treinamento prático, os participantes serão introduzidos aos conceitos fundamentais da simulação usando o software FlexSim. O curso visa despertar o interesse e ampliar a compreensão sobre os princípios da Indústria 4.0, proporcionando uma experiência inicial na criação e análise de modelos de simulação, essencial para otimizar processos e tomada de decisões em ambientes industriais modernos.
14h30 às 19h – O Método da Unidade de Esforço de Produção (UEP) como ferramenta para avaliação de desempenho operacional
Ministrante: Francisco José Kliemann Neto e Joana Siqueira de Souza (UFRGS)
Local de realização: Sala 415 (4º andar) – Unisinos
Ementa:
08h30 às 13h10 – Parte 1 – Logística Net Zero: Alinhando ESG com atendimento aos ODS
Ministrante: Lino Guimarães Marujo (POLI/COPPE/UFRJ)
Local de realização: Sala 415 (4º andar) – Unisinos
Ementa:
Objetivo: Ampliar conhecimentos integrados sobre logística e suas funções, sustentabilidade, avaliação de desempenho logístico considerando a necessidade de reduzir emissões de gases de efeito estufa (jornada net zero) e alinhamento com a abordagem ESG e o atendimento aos ODS em um ambiente corporativo.
MÓDULO 1 – Conceitos sobre logística e cadeia de suprimentos: base conceitual da logística, diferentes nomenclaturas da logística, cadeia de suprimentos e sua segmentação, atividades primárias da logística (transporte, manutenção de estoque e processamento de pedidos) e sua relação com às atividades de apoio, custos logísticos e nível de serviço, ampliando o conceito de desempenho logístico por meio da sustentabilidade.
MÓDULO 2 – Conceitos sobre sustentabilidade: O conceito de sustentabilidade quanto ao equilíbrio econômico, ambiental e social e sua relação com o conceito de logística e as suas atividades primárias e de apoio, bem como seus principais impactos ambientais. Abordagem ESG (governança corporativa sobre os aspectos ambientais e sociais). Atendimento aos ODS (objetivos de desenvolvimento sustentável).
MÓDULO 3 – Avaliação de desempenho logístico sob o enfoque da sustentabilidade: O conceito de avaliação de desempenho logístico e sua aplicação com enfoque quanto a aplicação da sustentabilidade na logística.
MÓDULO 4 – Jornada net zero: Etapas para alcançar o net zero em logística. Inventário de emissões para avaliação da linha de base, mitigação das emissões por meio da adoção de boas práticas e compensação das emissões não mitigadas. Fatores de emissão de gases de efeito estufa (GEE), relação de boas práticas, seu potencial de mitigação e estratégia de compensação de emissões de GEE.
8h30 às 13h10 – Como Aplicar o Lean Healthcare para Alavancagem de Resultados em Organizações de Saúde do Brasil.
Ministrante: Rodrigo Pinto Leis
Local de realização: Auditório 2 (8º andar) – Unisinos
Ementa: O curso aborda a importância do tema do Lean Healthcare como importante abordagem para alavancagem e sustentabilidade das operações de instituições de saúde como hospitais, clínicas e operadoras de saúde. Ainda, o curso apresenta uma sistemática desenvolvida e aplicada em diversas instituições renomadas da saúde brasileira, destacando os princiapis Métodos, Técnicas e Ferramentas utilizadas de forma sistematizada, centrada no paciente e focada para obtenção de resultados efetivos em termos de redução de custos, aumento de produtividade, redução dos lead times e esperas dos processos, bem como o aumento da qualidade através da eliminação de refugos e retrabalhos, tanto em processos assistenciais quanto nos administrativos/apoio.
8h30 às 13h10 – Plant Simulation na Indústria 4.0.
Ministrante: Yago Rodrigues (PLMPRO Tecnologia da Informação LTDA)
Local de realização: Laboratório – Unisinos
Ementa: O Digital Twin (Gêmeo Digital) é o “coração” da fábrica inteligente. Através de exemplos de modelamento de linhas de produção, os participantes poderão entender como a ferramenta Plant Simulation pode ajudar no processo de digitalização da fábrica. Com isso, podemos reduzir o tempo na execução de tarefas complexas, tais como, elaborar layouts fabris mais flexíveis, aumentar a eficiência da fábrica e planejar a capacidade da fábrica em curto, médio ou longo prazo.
08h30 às 13h10 – Parte 2 – Logística Net Zero: Alinhando ESG com atendimento aos ODS
Ministrante: Lino Guimarães Marujo (POLI/COPPE/UFRJ)
Local de realização: Sala 415 (4º andar) – Unisinos
Ementa:
MÓDULO 5 – Estudo de caso: Apresentação do caso, avaliação da linha de base, escolha, aplicação e cálculo dos resultados oriundos da aplicação de uma boa prática selecionada.
MÓDULO 6 – Comparação e análise dos resultados: Comparação e análise dos resultados obtidos com a aplicação da boa prática tomando como referência aos resultados do baseline. Determinação das emissões mitigadas e a compensar.
MÓDULO 7 – Abordagem ESG: análise da aplicação das boas práticas de mitigação de emissões de GEE sobre a abordagem ESG. Estabelecendo a governança corporativa sobre os aspectos ambientais e sociais relacionados a aplicação das boas práticas.
MÓDULO 8 – Atendimento aos ODS: alinhando os resultados da aplicação das boas práticas de mitigação de emissões de GEE com a abordagem ESG para atendimento aos ODS em diferentes níveis.
8h30 às 13h10 – O Planejamento de Programação de Produção dentro do Planejamento da Cadeia de Suprimentos: como a tecnologia pode potencializar seus processos
Ministrante: Herena Schuler (Neo Digital Industries)
Local de realização: Laboratório – Unisinos
Ementa: Minicurso com o objetivo de contextualizar os processos de planejamento e programação de produção dentro do escopo maior de Planejamento da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Planning), assim como posicionar que tecnologias podem melhorar estes processos, com base em referências internacionais, como APICS e Gartner, e a apresentação de soluções da Neo que desempenham este papel. Os softwares Opcenter APS e nPlan serão demonstrados, assim como teremos momentos de interação com os alunos, com perguntas, análises de casos reais e quizzes interativos.
Início das inscrições
A ABEPRO é a instituição representativa de docentes, discentes e profissionais de Engenharia de Produção.
ABEPRO
Email: secretaria@abepro.org.br
A ABEPRO é a instituição representativa de docentes, discentes e profissionais de Engenharia de Produção.
ABEPRO
Email: secretaria@abepro.org.br