[16.07] ABEPRO Convida aborda produtividade.

Na próxima quinta-feira (16/07) será exibida ao vivo mais uma edição do ABEPRO Convida. Dessa vez, o diretor da ABEPRO Prof. Dr. Sérgio Elias (UFC), apresentará o tema “Discutindo a Produtividade na Produção em Lotes” com seus dois convidados.

O Prof. Sérgio falou sobre a relevância do tema. “Uma das principais vantagens competitivas das organizações é a maior produtividade, que tem reflexos no seu desempenho operacional de uma forma geral e, em especial, na redução dos custos. Para isso, a engenharia de produção, desde os seus primórdios, desenvolveu diversas técnicas para que esse incremento da produtividade fosse possível, desde as abordagens Tayloristas/Fordistas ao Sistema Toyota de Produção, entre outras” explicou.

Outro aspecto importante é que as organizações depositam no engenheiro de produção uma boa dose de responsabilidade por proporcionar esse aumento a produtividade. “Uma das competências desejadas para o engenheiro de produção é que ele contribua para o aumento da produtividade organizacional. Para isso, ele aprende em sua formação diversas técnicas, entretanto, é preciso identificar quais delas usar em função das necessidades da organização, o que para alguns engenheiros de produção, principalmente os iniciantes, pode trazer dificuldades em como usar essa “caixa de ferramentas” que estudou, mas que talvez não saiba como aplicá-las na prática, uma vez que o grande laboratório da engenharia de produção são as organizações e a forma real como elas funcionam.” Completa o diretor da ABEPRO.

Nesse sentido, a proposta desta Live é discutir como incrementar a produtividade na indústria, utilizando para isso casos reais de implantação, destacando como foi este processo, suas dificuldades e resultados alcançados.

Temos a honra de apresentar os dois convidados do dia, que compartilharão com a comunidade da engenharia de produção uma rica experiência:

O Prof. Dr. Dálvio Tubino (Consultor de Empresas e autor | UFSC), além da sólida vivência acadêmica obtida por trinta e quatro anos de docência na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e autor de livros entre os mais adotados pelos diversos cursos de engenharia de produção do Brasil, vivenciou várias implantações de sucesso. Já Ayrton Bardeja (Consultor), mestre em engenharia de produção pela UFSC, com larga experiência como gestor industrial de uma grande empresa, antes de se tornar consultor empresarial, vivenciou pelo lado empresa as implantações de melhoria da produtividade.

Não perca: quinta-feira, às 19h (horário de Brasília), no canal do Youtube ABEPRO Play.

Clique aqui para assistir.

Comentários

comentários