A importância da implementação de estratégias

Por: Daiene Dias – Jornalismo UniSantos

Quais mecanismos podem contribuir no monitoramento organizacional? Como buscar alternativas para resolução de problemas? Essas questões foram discutidas durante a palestra “A importância da implementação de estratégias”, ministrada pela doutora em administração, Maria Cecilia Galante Porto, docente na Fundação Vanzolini, no dia 18, no Enegep 2019.

Para formular, implementar ou até mesmo executar uma estratégia é preciso sair das quatro paredes do escritório e pôr a mão na massa, explicou a docente durante o encontro. “Uma coisa errada é a gente, que é o estratégico lá (no escritório), planejar, e o pessoal lá da obra, do chão de fábrica, executar. Isso é errado, tem que sentar junto, fazer a quatro mãos”, enfatizou.

Para ela, quando uma estratégia não é implementada é porque alguma coisa pode ter acontecido no ambiente, e isso influencia nos resultados. Por esse motivo, é preciso alinhar as ideias entre as áreas. Ela também destaca que a comunicação interna é muito importante e pode contribuir bastante no desenvolvimento das organizações. “Estamos preocupados em ser eficientes sem olhar o ambiente”.

Ao fim da palestra, deu dicas para os universitários que estão entrando no mercado de trabalho e pretendem atuar nessa área. Maria Cecília destacou que esse público costuma ter vocação para atuar como arquiteto organizacional, pois são bons articuladores e conseguem influenciar nas tomadas de decisões estratégicas.

Para a engenheira de produção, Jéssica Mendes Jorge, mestranda na Universidade de Brasilia (UNB), participar do encontro contribui muito, principalmente para quem ingressa no mercado e atua na gestão de equipe. “Gestão de pessoas é uma coisa que impacta muito em resultado. Quando a gente percebe isso, é preciso ir atrás de capacitação. O Enegep foi ótimo, pois agregou muito valor nessas áreas.

Comentários

comentários