ABEPRO Convida: Produção Limpa: desafios para operações e logística.

Acompanhe ao vivo o ABEPRO Convida desta quinta (30/07) sobre “Produção Limpa: desafios para operações e logística”.  O horário da transmissão é sempre às 19h (horário de Brasília) no canal do YouTube ABEPRO Play, espaço criado para compartilhar conteúdos em vídeo da associação.

O Diretor da ABEPRO Prof. Dr. Rafael Barbastefano (CEFET/RJ) será o apresentador do programa para falar sobre o papel do Engenheiro de Produção em um ambiente de Produção Limpa, como facilitar a logística reversa de produtos, o incentivo à devolução de produtos usados, os desafios que são gerados para a Gestão de Estoques/Materiais e Planejamento e Controle da Produção com remanufatura/reciclagem e muito mais.

Os convidados da semana são Profª Drª Cecília Villas Boas de Almeida (UNIP), Profª Drª Lucila de Souza Campos (UFSC) e Prof. Dr. Márcio D’agosto (UFRJ).

Contamos com a presença de todos para conversar com os convidados pelo chat da live. Amanhã (30/07), às 19h no ABEPRO Play.

Os convidados:

Profª Drª Cecília Villas Boas de Almeida

Professora titular do ICET (Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia) e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Paulista . Desenvolve pesquisa em Produção Mais Limpa e Ecologia Industrial, em que são analisados e desenvolvidos conceitos, ferramentas e técnicas para o cálculo de indicadores ambientais e indicadores de sustentabilidade. Atua, também, como pesquisadora do LaPROMA (Laboratório de Produção e Meio Ambiente) da Universidade Paulista. De 2012 a 2015 atuou como Subject Editor: Cleaner Production in Latin America para o Journal of Cleaner Production, em 2016 atuou como Executive Editor e, desde maio de 2017 é Co-Editor-in-Chief do Journal of Cleaner Production. Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1983), mestrado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (1999). Palavras chave: meio ambiente, sistemas de produção, contabilidade ambiental, produção mais limpa, ecologia industrial, avaliação de ciclo de vida, emergia, indicadores de sustentabilidade.

 

 Profª Drª Lucila de Souza Campos

Professora Associada do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas (EPS) e Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), desde 2010. Credenciada como professora e orientadora no Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão da Universidade Federal Fluminense (UFF), desde 2018. É Pesquisadora Produtividade em Pesquisa (PQ-1D) do CNPq. Foi Visiting Professor (com bolsa PDE CNPq) na Royal Holloway University of London (2015-2016) na área de Sustentabilidade. Possui doutorado (2001) e mestrado (1996) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, tendo feito um período de estudos no seu doutorado na Stanford University.

 

Prof. Dr. Márcio D’agosto (UFRJ)

Engenheiro Mecânico e de Automóveis (Instituto Militar de Engenharia – IME), mestre (IME) e doutor (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa – COPPE/ Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ) em engenharia de transportes. Mais de 30 anos de experiência em gestão de cadeia de suprimentos e mobilidade. Empresas nacionais (Ipiranga/Minasgás S.A.) e multinacionais (SHV Energy/Coca Cola). Foi Diretor de Planejamento de Transportes da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU/Prefeitura do Rio de Janeiro). Foi professor do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC) e do IME. Atualmente é Professor Associado da COPPE/UFRJ no Programa de Engenharia de Transportes (PET) onde Coordena o Laboratório de Transporte de Carga (LTC). Pesquisador 1A do CNPq (top 10), pesquisador líder em cadeia de suprimento sustentável da rede SCALE Latin America do Centro de Transporte e Logística (CTL) do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Presidente do Instituto Brasileiro de Transporte Sustentável (IBTS). Coordenador Técnico do Programa de Logística Verde Brasil (PLVB).

Comentários

comentários