Embraer apresenta Programa de Excelência Empresarial

Por: Daiene Dias – Jornalismo UniSantos

Incentivar boas ideias. Essa é a melhor definição do Programa de Excelência Empresarial Embraer, que foi tema da palestra ministrada pela gestora da empresa e engenheira Débora Mendonça Rodrigues, e pelo estagiário Diego Cabral no dia 17, no Enegep 2019.  A proposta do encontro foi apresentar a evolução da empresa ao longo dos anos e os programas que contribuíram para seu desenvolvimento.

Como gestora, Débora falou sobre os valores da empresa e destacou a importância de conversar com funcionários sobre o assunto, entendendo também a visão deles. O estagiário Cabral orientou sobre como ingressar no Programa de Estágio Embraer, além de falar sobre atividades que desempenha, trouxe experiências profissionais e pessoais.

Ao longo da palestra, a gestora apresentou diversos projetos da Embraer, entre eles, dois de destaque. Dar uma sugestão que contribua para dar mais qualidade ao produto ou proporcione melhoria na segurança, ergonomia, meio ambiente, ou traga retorno financeiro, é a proposta do programa Boa ideia, lançado em 1988 pela Embraer, que hoje conta com um quadro de 19 mil funcionários e 644 estagiários.

Outro programa citado durante o evento que foi lançado em 2007 é PT3É, que busca transformações através da melhoria contínua do processo do sistema de gestão, e tem como base a filosofia Lean que busca reduzir desperdícios e aumentar qualidade e produtividade dentro da empresa, trazendo melhores resultados para os Stakehollders (acionistas).

Ao fim da palestra, a estudante de engenharia de produção Estefani Rocha, da Universidade de Franca (Unifran), foi até a palestrante agradecer o retorno que teve. Ela contou que entrou em contato com diversas empresas e a Embraer foi a única que deu uma devolutiva. “Eu adorei a palestra, acho que foi a que eu mais me identifiquei. Aprendi muita coisa”, exaltou.

Comentários

comentários