ENEGEP WEB 2020: Palestra Nacional sobre “Contribuições de Engenharia da Produção para o Consumo Seguro”

Por: karolayne Gomes

A palestra ministrada por Adonias Ferreira (UFBA), na tarde desta quarta-feira (21), na edição virtual do Encontro Nacional de Engenharia da Produção (ENEGEP), abordou um tema considerado relativamente novo no curso de engenharia da produção, discorrendo sobre a importância da segurança do produto e serviço para a sociedade.

Ao longo de sua apresentação, o professor mostrou que a partir do momento em que o produto ainda está em fase de projeto, deve se pensar no seu uso final, observando se sua utilização trará algum malefício para o consumidor, chegando a conclusão de que  deverá ser repensado e refeito, com o objetivo de excluir potenciais riscos. 

Além disso, Adonias Ferreira também apontou que os usuários não leem o manual de instruções do produto ou serviço adquirido, ocasionando maiores riscos de acidentes. E para minimizar acidentes de consumo foi instituída em 2010 a Rede Consumo Seguro e Saúde das Américas (RCSS), que tem por finalidade trazer segurança de produto e serviço para a sociedade. E reforçou a importância de relatar na ouvidoria do Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (SINMAC) qualquer incidente ocasionado por determinado produto/serviço, sendo esse um dos sistemas de proteção ao consumidor.

Comentários

comentários