Mesa de abertura discute gestão inovadora em logística e operações

Por: Daiene Dias – Jornalismo UniSantos

“Os desafios da engenharia de produção para uma gestão inovadora da Logística e Operações” foi o tema de um dos painéis de abertura, na tarde de ontem (15), do Enegep 2019. A mesa foi composta pelos professores Henrique Correa (Rollins College) e João Reis (Academia Militar de Lisboa), e contou com a mediação de Carlos Eduardo Sanches da Silva, vice-presidente da ABEPRO.

Com uma visão internacional, o professor Henrique Correa discorreu sobre as novas tecnologias e suas implicações em novos modelos de negócios. O quanto elas estão presentes e como mudam os papéis dos atores nas cadeias de abastecimento. “O uso das tecnologias artificiais estão em constante evolução e são diariamente utilizada sem que se perceba. O google translate é uma delas”.

Sobre sustentabilidade, Correa destacou que apesar dos avanços faltam muitas contribuições que podem ser realizadas através de técnicas da própria Engenharia de Produção, como a logística reverse, que ajuda a tornar processos produtivos e redes de suprimentos mais sustentáveis.

O professor João Reis salientou a utilização da inteligência artificial em trabalhos que são realizados pelos seres humanos, e contou um episódio ocorrido em um Hotel do Japão que admitiu robôs no quadro de funcionários, mas que no entanto, o serviço não foi muito bem aceito pelos hóspedes. Reis explicou que apesar das máquinas terem grande capacidade analítica e muito mais rápida, o ser humano acaba ganhando pela capacidade de internação, e que isso o torna superior. Porém, será cada vez mais comum ver máquinas trabalhando.

Comentários

comentários