Não perca o ABEPRO Convida de hoje sobre “Cooperação de Grupos de Pesquisa: o caso do INCT em Geração Distribuída de Energia Elétrica”

Hoje (18/06) teremos mais uma edição do ABEPRO Convida, programa semanal transmitido ao vivo pelo canal no YouTube ABEPRO Play.

A 6ª edição será sobre “Cooperação de Grupos de Pesquisa: o caso do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Geração Distribuída de Energia Elétrica (INCT-GD)”.

Diferente das últimas semanas, devido à agenda dos participantes, a transmissão terá início às 19h15.

De acordo com o site do Instituto “em 2014, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), através do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com diversas instituições e com as Fundações de Amparo à Pesquisa, no caso a do Rio Grande de Sul (FAPERGS), divulgou a CHAMADA INCT – MCTI/CNPq/CAPES/FAPs nº 16/2014 e convidou a comunidade cientifica brasileira a apresentarem propostas com o objetivo de apoiar atividades de pesquisa de alto impacto científico em áreas estratégicas para a busca de solução de grandes problemas nacionais.”

É com base neste trabalho, que o Prof. Dr. Daniel Pacheco Lacerda (UNISINOS) convidou Prof. Dr. Julio Siluk (UFSM) e Prof. Dr. Ricardo Cassel (UFRGS) para conversar sobre a Cooperação de Grupos de Pesquisa.

Gostou do tema? Então se inscreva no canal gratuitamente e fique conectado hoje, às 19h15 – no ABEPRO Play (https://www.youtube.com/abeproplay)

Convidados:

Ricardo Cassel

Lattes – Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Management Science – Lancaster University (2000). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Coordenador do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Engenharia de Produção da UFRGS. Vice-diretor do Centro de Estudos Internacionais sobre Governo (CEGOV) da UFRGS. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção, Modelagem Empresarial e Gestão da Cadeia de Suprimentos. É membro da mesa diretora da SAE – Porto Alegre. Desenvolveu projetos de pesquisa aplicada em empresas como PETROBRAS, Samarco, SEBRAE – RS, Secretaria de Desenvolvimento e Incentivo ao Investimento – RS. Foi premiado com o Outstanding Paper Award for Excellence da Emerald Literati Network.

Julio Siluk

Lattes – Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (2001) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Atualmente é professor da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Engenharia de Produção e Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão Estratégica, Inovação e Competitividade, Avaliação de Desempenho, Planejamento Estratégico, Indicadores de Desempenho, Análise de Investimentos e Balanced Scorecard.

Apresentador: Daniel Pacheco Lacerda

Lattes – Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ-2) na área de Engenharia de Produção. Atua como Coordenador do Bacharelado em Engenharia de Produção/UNISINOS, pesquisador permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas – PPGEPS/UNISINOS e coordenador do GMAP | UNISINOS (Grupo de Pesquisa em Modelagem para Aprendizagem). Desenvolve projetos de pesquisa aplicada em empresas como FIOCRUZ/Bio-Manguinhos, PETROBRAS, TRANSPETRO, JBS, AGDI, SEBRAE/RS, SESI e VALE. Obteve distinções acadêmicas com a orientação das dissertações premiadas pela ABEPRO em 2013/2014/2015/2018 e ANPEPRO em 2019, Prêmio Pesquisador Gaúcho – FAPERGS 2014 (categoria Pesquisador na Empresa) e a bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq (2013-2016). Tem publicado em periódicos como International Journal of Production Economics, European Journal of Operational Research, Journal of Intelligent Manufacturing, Production Planning and Control, International Journal of Advanced Manufacturing Technology e Business Process Management Journal entre outros com alto fator de impacto. Possui 16 livros publicados em importantes editoras como Elsevier e Bookman.

Comentários

comentários