Posicionamento ABEPRO: cortes anunciados pela CAPES em bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado.

A Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) manifesta sua indignação em relação aos cortes anunciados pela CAPES em bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado.

É de conhecimento que a maioria das pesquisas no Brasil são realizadas por meio dos Programas de Pós-graduação, que desempenham também a nobre função de formar recursos humanos de alto nível. Estes cortes nas bolsas que se encontram em transição no sistema da CAPES resultaram no cancelamento de processos seletivos dos Programas de Pós-graduação stricto sensu e frustraram diversos graduandos que decidiram tornar-se pesquisadores.

Convictos de que os Programas de Pós-graduação contribuem para assegurar o disposto na Constituição Federal, que, em seu Art. 205, assegura o “pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho” e que o inexorável tempo perdido por esta restrição orçamentária vai além de seu numerário, julgamos que este corte se desdobra em um efeito nefasto de frustrar e limitar seis mil cento e noventa e oito jovens brasileiros a desenvolverem uma pós-graduação stricto sensu em 2019.

Nós, engenheiros de produção, entendemos que a otimização dos resultados de qualquer processo não é obtida pelo simples corte de recursos em seu ativo mais relevante “o potencial humano”.

Comentários

comentários