Voluntários valorizam experiência e networking na organização do ENEGEP 2019

Por: Ludmyla Rocha e Danilo Nogueira – Jornalismo UniSantos

O fato de integrar a equipe de organização do Encontro Nacional de Engenharia de Produção não impede que os voluntários adquiram novos conhecimentos e aumentem sua rede de relacionamento com profissionais e estudantes de outras instituições. Pelo contrário, destacam alguns dos 40 voluntários da 39ª edição do Enegep que passaram por um processo de seleção (vídeo e entrevista) para realizar funções como apoio à secretaria, à comissão organizadora, aos congressistas, entre outras.

“É a primeira vez que participo e está sendo incrível. A viagem foi longa, 18 horas da minha cidade até aqui, mas está valendo a pena”, contou Rayne Serafim, estudante de Engenharia de Produção da Universidade Federal da Grande Dourados, de Mato Grosso do Sul. Também participando pela primeira vez, Jhórdan Martins Barbosa, que é estudante de Engenharia de Produção da Universidade de Vila Velha, no Espírito Santo, disse que o Encontro faz com que o participante vivencie intensamente a área. “Aqui você tem a oportunidade de conhecer mais sobre a área e fazer um grande networking, que sem dúvidas pode trazer pontos positivos para minha carreira”, concluiu.

A estudante Débora Oliveira Maia, do curso de Engenharia de Produção da Universidade São Lucas, de Rondônia, passou de congressista da edição passada para voluntária do Enegep 2019. Hoje ela representa a ABEPRO Jovem no seu Estado e valoriza a integração na organização do evento. “Está sendo muito bacana em questão de networking, conhecer pessoas e também como agir e lidar em determinadas situações, como trabalhar em equipe”, comentou.

Outro representante estadual da ABEPRO Jovem na lista de voluntários, Rafaela Bianchi Castilho, que cursa Engenharia de Produção na Universidade de Araraquara (UNIARA), em São Paulo, destacou a atualização de conhecimento que a participação no evento proporciona e a importância disso para a sua carreira. “A ABEPRO tem um nome de peso no cenário nacional e as empresas também procuram pessoas proativas. Contar com essa experiência irá contribuir para o meu futuro”, descreveu.

Premiado na edição do Enegep 2018, realizado em Maceió, Genesson Santos da Silva, que é estudante da UNINORTE, de Manaus, fez questão de ser voluntário novamente. “No final do último Encontro teve um sorteio e eu fui premiado com a inscrição e a viagem para esse de Santos. Estou aqui e está sendo muito proveitoso. No anterior eu ficava dentro das salas e hoje estou organizando grupos. Já é uma experiência a mais para mim”, explicou.

Cursando Engenharia de Produção na Universidade Salvador (UNIFACS), na Bahia, Miquéias de Almeida Amorim comentou que a experiência vivida no Enegep 2019 é algo único. “Apesar da correria do evento, quando você olha que tudo está dando certo, a sensação de felicidade é ainda maior. Sem dúvidas, pretendo voltar no ano que vem”, finalizou.

Além de estudantes, alguns docentes também contribuíram com a equipe de staff. É o caso do professor mestre Renato Márcio dos Santos, que destacou a importância do evento. “É uma oportunidade de trocar experiências, tanto para os voluntários, quanto para os participantes. Sem dúvidas é um evento que é referência na área de Engenharia de Produção”, concluiu.

 

Comentários

comentários