Resumo
Esta comunicação relata uma experiência que envolve acompanhamento de egressos. O problema crítico identificado foi a reestruturação do Curso de Graduação em Engenharia de Produção Mecânica da UNESP, campus de Guaratinguetá. Tal reestruturação envolve diversas decisões estratégicas, para as quais são necessárias coleta e tratamento de dados de várias fontes, como avaliadores externos, docentes e discentes, empregadores e, em particular, egressos do curso. Considerou-se que os egressos são detentores de informações e de percepções relevantes sobre diversos aspectos do curso frente às suas experiências profissionais. Para obter informações dos egressos, foi realizado um survey, utilizando-se uma plataforma on line para coleta dos dados. Após tabulação, os dados foram tratados com ferramentas estatísticas consagradas. Os resultados obtidos com o survey com os egressos foram: atualização de dados de cadastro, conhecimento das variações dos perfis de atuação profissional, avaliação sobre o grau em que as competências profissionais do engenheiro haviam sido desenvolvidas pelo curso, opiniões sobre a adequação dos conteúdos ministrados, importância relativa dos conteúdos das diversas áreas e subáreas da Engenharia de Produção na grade do curso. Este trabalho apresenta alguns dos resultados obtidos com esse levantamento sobre percepções e opiniões dos egressos e detalha um dos principais quesitos sob análise: a própria definição do curso. A questão é se o curso, atualmente de Engenharia de Produção Mecânica, deve permanecer assim ou deve mudar para Engenharia de Produção.
Palavras-chave: graduação em Engenharia, projeto pedagógico, survey com egressos, acompanhamento de egressos. .