XXVIII Encontro Nacional de Coordenadores de Cursos de Engenharia de Produção

palestrantes

palestrantes

Rogério de Souza Mascarenhas (Secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos)

Foi Diretor de Relacionamento, Desenvolvimento e Informações da Dataprev onde implantou modelo de referência na Administração Pública de atendimento aos clientes. É Auditor da Receita Federal, formado em Informática (Matemática) pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), MBA em Tributos pela Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RIO-IAG), MBA Governo Eletrônico pelo Centro Universitário de Ciências Gerenciais (UNA), MBA em Gestão de Negócios e Tecnologia da Informação pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV/EBAPE), MBA em Direito Previdenciário pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) com diversos cursos de extensão, incluindo Programa Executivo de Competências para Liderança (LEAP) – SPEA (School of Public and Environmental Affairs)/Universidade de Indiana (2017).

Danielle Costa Morais (UFPE)

Professora da UFPE, bolsista CNPq PQ 1B, Chefe do Departamento de Engenharia de Produção da UFPE (2021-atual). Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP-UFPE) (2008-2010 e 2013-2017 e 2017-2021). Atualmente é Coordenadora Adjunto de Programas Profissionais da Área de Engenharias III da CAPES. Foi Membro da Câmara de Engenharia da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) de 2016 até 2019. Foi Presidente da ANPEPRO (Associação Nac. de Programas de Pós-Graduação e Pesquisa em Eng de Produção), biênio 2015-2016. Foi eleita membro Conselho (Board Council) do INFORMS GDN Section, atuando como Secretary, no biênio 2021-2022, e como Treasuary no biênio 2023-2024. Foi eleita membro do Conselho Consultivo da INFORMS MCDM Section, triênio 2014-2016. É membro do Executive Committee da International Society on MCDM (2022-2026).

Enzo Morosini Frazzon (UFSC)

Enzo Morosini Frazzon (Dr.-Ing. Da Universidade de Bremen, 2006 – 2009, M.Eng do PPGEP / UFSC, Eng. Do MEC / UFSC) é Professor Associado do Departamento de Engenharia Industrial e de Sistemas da Universidade Federal de Santa Catarina (2010 – …). Foi Pesquisador de Pós-Doutorado no BIBA / Bremen (2009 – 2010) e Pesquisador Visitante na Universidade de Parma (2018 – 2019). É autor de mais de 100 artigos em conferências e revistas científicas internacionais. Também é integrante titular do Conselho Fiscal da Alumni EMC. Edito chefe da revista Production.

Sidnei Alves de Araújo (UNINOVE)

Doutor em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - POLI/USP (2009), onde também concluiu o Pós-Doutorado em 2013. Mestre em Engenharia Elétrica (2002), Especialista em Análise de Sistemas (1995) e em Administração de Negócios (1999), Graduado em Processamento de Dados (1994) e em Licenciatura Plena (1998) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq de Março/2016 a Fevereiro/2023. Atualmente é docente permanente do Programa de Mestrado e Doutorado em Informática e Gestão do Conhecimento (PPGI), e docente dos cursos de Bacharelado em Ciência da Computação e Sistemas de Informação da Universidade Nove de Julho - UNINOVE. Foi docente e pesquisador do Programa de Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção da UNINOVE no período de 2010 a 2015. Tem experiência nas áreas de Ciência da Computação e Engenharia, atuando principalmente nos seguintes temas: Inteligência Artificial, Aprendizagem de Máquina, Visão Computacional, Algoritmos Meta-heurísticos e Otimização de Sistemas e Processos.

Fernando Moreira (UPT)

Full Professor (Professor Catedrático) at Science and Technology Department, Universidade Portucalense (UPT)

Antonio Cezar Bornia (UFSC)

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Paraná (1985), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995). Atualmente, é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina, lotado no Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas.Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Análise de Custos e aplicações da Teoria da Resposta ao Item. É presidente da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) e presidente da Associação Brasileira de Custos (ABC).

Domingos Rade (ITA)

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (1984), mestrado em Engenharia Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1987), doutorado em Sciences pour l?Ingénieur pela Université de Bourgogne-Franche-Comté, Besançon, França (1994) e pós-doutorado na Université de Franche-Comté, Besançon, França (2004). Foi professor da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia no período de março de 1985 a abril de 2015. Foi professor convidado da Université de Franche-Comté, em Besançon, França, do Institut National des Sciences Appliquées de Rouen, França e da École Nationale Supérieure d'Ingénieurs du Mans, França. Foi vice-coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Estruturas Inteligentes em Engenharia (2009-2014). Foi membro e coordenador da Câmara de Assessoramento de Arquitetura e Engenharias da FAPEMIG (2008-2012). Foi coordenador do Curso de Graduação em Engenharia Aeronáutica da Universidade Federal de Uberlândia (2009-2012). Foi coordenador do Laboratório de Mecânica de Estruturas Prof. José Eduardo Tannús Reis da Faculdade de Engenharia Mecânica da UFU (1995-2013). Foi Diretor da Faculdade de Engenharia Mecânica da UFU (2013-2014). É professor titular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). É chefe do Departamento de Projetos da Divisão de Engenharia Mecânica do ITA. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Aeronáutica e Mecânica do ITA . É membro eleito da Congregação do ITA. Foi membro e Coordenador do Comitê de Assessoramento de Engenharias Mecânica, Aeroespacial, Naval e Oceânica do CNPq (triênio 2017-2020).

Julio Vieira Neto (UFF)

Possui Doutorado em Eng Civil pela Universidade Federal Fluminense, Mestrado em Sistema de Gestão ( UFF ) pós-graduado com MBA em Organização e Estratégia e MBA em Gestão Empresarial, graduado em Administração de Empresas. Atualmente é Professor Adjunto pela Universidade Federal Fluminense no Departamento de Ciências Contábeis, Ministra as disciplinas; Dinâmica Demográfica e Métodos Quantitativos no curso de graduação em ciências atuariais; Professor das disciplinas Finanças Corporativas, Planejamento Estratégico e Bibliometria em cursos Stricto sensu e Lato sensu, Pesquisador nas áreas do Gerenciamento do Ciclo de vida do Produto e Custo do Ciclo de Vida do Produto (CCVP) vinculados a área de Sustentabilidade, estudos de Viabilidade Econômica de materiais eco-eficientes. Consultor Empresarial nas áreas de Planejamento Estratégico, Estudos de Viabilidade Técnica Econômica (EVTE) e Mapeamento de Processos. Atuou como Executivo na área de desenvolvimento de novos negócios em empresas de Grande e Médio Porte nos setores de telecomunicações e embalagens.

Gabriela Lobo Veiga  (PUCPR)

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná(2006), especialização em MBA em Finanças pelo ESTACAO BUSINESS SCHOOL -EBS(2013), mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná(2009) e doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná(2019). Atualmente é Professora de Pós Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Professor Asistente da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Gerência de Produção. Atuando principalmente nos seguintes temas:Estratégia de Operações, Produção Enxuta.

André Luís Helleno (Mackenzie)

Graduado em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Metodista de Piracicaba em 2001. Mestre (2004) e Doutor (2008) em Engenharia de Produção pela mesma universidade. Doutorado Sanduiche na Universidade Técnica de Darmstadt (TU-Darmstadt - Alemanha) como Bolsista CAPES no Projeto ProBrAl - Programa de Intercâmbio Brasil-Alemanha (2005/2006). Pós Doutorado no Instituto de Pesquisa Fraunhofer (IPK) da Universidade Técnica de Berlin (Tu-Berlin - Alemanha) (2011). Foi Coordenador e Orientador (Mestrado e Doutorado) do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da Universidade Metodista de Piracicaba no período de 2011 a 2019. Foi pesquisador CNPQ de Desenvolvimento Tecnológico (DT2) no período de 2017 a 2019. Atualmente é Professor da Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie na área de Gestão de Operações desde 2012 e está como Coordenador do Curso de Engenharia de Produção - Campus Higienópolis/ São Paulo (Desde 2019) e Coordenador do HUB de Cadeia Produtivas do Curso de Engenharia de Produção. Desenvolve pesquisa nas áreas de Processo de Fabricação (Manufatura de Superfícies Complexas, Manufatura Aditiva e Manufatura Hibrida), Gestão de Operações (Lean Manufacturing e Estratégias para a Sustentabilidade) e Manufatura Avançada (Indústria 4.0).

Maria Auxiliadora Cannarozzo Tinoco  (UFRGS)

Maria Auxiliadora Cannarozzo Tinoco é engenheira química, possui mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela UFRGS, é professora do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande de Sul atuando nas áreas de Gestão de Serviços, Desenvolvimento de Soluções Integradas Sustentáveis e Formação por Competências na Engenharia. Tem interesse no estudo da experiência do cliente para a inovação e gestão organizacional e no desenvolvimento de modelos de negócios inovadores e sustentáveis para minimizar os impactos ambientais e sociais do setor produtivo e do padrão de consumo atual. Acredita que o conhecimento somente é útil quando aplicado para resolver os problemas da sociedade. Gosta de viajar e dançar.

Anand Subramanian (UFPB)

Possui graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba (2006), mestrado em Engenharia de Produção (2008) pela mesma instituição e doutorado em Computação pela Universidade Federal Fluminense (2012). Atualmente é Professor Associado II do Departamento de Sistemas de Computação do Centro de Informática da UFPB. Tem experiência na área de Pesquisa Operacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Otimização Combinatória, Metaheurísticas, Programação Inteira, Algoritmos Híbridos (Matheuristics), Roteamento de Veículos, Scheduling e Otimização aplicada à gestão de atividades acadêmicas.

Gabriel Silveira Marques  (IBICT)

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (2017), especialização em Administração (com ênfase em reestruturação e desenvolvimento de repositórios digitais e bibliotecas) pela Faculdade JK (2018), especialização em Biblioteconomia (com ênfase em comunicação científica e social) pela Universidade Cândido Mendes (2019), mestrado profissional em Gestão do Conhecimento (com ênfase no estudo da comunicação científica e seu fluxo) pela Universidade Católica de Brasília (2021) e curso técnico em análise e desenvolvimento de sistemas (com foco em desenvolvimento de repositórios e sistemas de informação online) pela Faculdade Estácio (2022 - em andamento). Atua como Bibliotecário/Bolsista de pesquisa no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) em projetos relacionados à Comunicação Científica, Repositórios Digitais, Padrões de Metadados, Revistas Científicas e Servidores de Preprints.

João Gonçalves Reis (Universidade Lusófona)

João Reis é Professor de Engenharia de Processo em Serviços, Gestão de Operações e da Cadeia de Abastecimento. É Doutorado em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade de Aveiro, Portugal. Durante os últimos anos, tem vindo a desenvolver investigação científica nos domínios da Ciências dos Serviços, Engenharia Industrial e Gestão de Operações. É atualmente membro do Centro de Investigação em Engenharia Industrial, Gestão e Sustentabilidade (EIGeS) e da Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP).

Alain de Norman et d'Audenhove (Belge)

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP (83) com pós-graduação pela Univ. de Bruxelas / Bélgica. 30 anos de experiência profissional em setores de planejamento e informática da Mercedes-Benz, Villares e Siemens. Sócio-fundador da BELGE, coordenou a implantação de simulação em mais de 100 renomadas empresas, tornando-o o mais experiente profissional da América do Sul nesta tecnologia, Visionário na identificação das melhores soluções do mercado internacional para sistemas APS (Advanced Planning & Scheduling), Forecasting e otimização de Supply Chain.

Lídia Santiago (OEP)

Lídia Santiago é Vice-Presidente Nacional Ordem dos Engenheiros de Portugal

Luiz Paulo Mendonça Brandão (IME)

Foi Pró-reitor de Graduação do IME entre 2000 e 2005, Coordenador do Curso de Engenharia Metalúrgica do IME entre 1993-1997. Coordenador Regional, pelo Brasil, do PRECITYE ? Programa de Fomento do Empreendedorismo e da Inovação nas Faculdades de Engenharia, de 2011-2014. Participou da missão brasileira que está auxiliando Cabo Verde implantar seu sistema nacional de avaliação de instituições de ensino superior e cursos, em outubro 2013 e julho de 2014. Avaliador do INEP desde 2004. Avaliador do ARCU-SUL, Sistema de Acreditação de Cursos dos Países do MERCOSUL. Avaliador do RIACES, Rede Ibero-americana para Acreditação da Qualidade da Educação Superior. Membro da comissão assessora dos ENADES de Engenharia 2005, 2008, 2011 e 2014. Conselheiro do CREA-RJ entre 2003 e 2009, onde foi Diretor Administrativo por 2 mandatos e Coordenador da Câmera Industrial por outros 2 anos. Membro da Comissão de Especialista do CONFEA para assuntos correlacionados a avaliação de cursos. Trabalhou no National High Magnetic Field Laboratory-FSU, Tallahassee - FL, como Cientista Visitante entre 1997-2000. Possui experiência em cooperação internacional como Visiting Scholar entre 10/01/2019 ? /06/022019 na UC San Diego cooperação com o Professor Marc Meyers; entre 21/06 e 20/07/2017 - Professor Visitante no Centro de Investigação de Materiais (CENIMAT) do Departamento de Ciência dos Materiais da Universidade Nova de Lisboa com o Professor Francisco Manuel Braz Fernandes através do projeto MIDAS de cooperação internacional; membro do Projeto MIDAS Título: Micro and Nanoscale Design of Thermally Actuating Systems Agência Financiadora: Programa Europeu IRSES - Marie Curie. Atualmente é coordenador do Projeto Universal ? CNPQ, com vigência entre 2019-2021 com o título: Resistência mecânica e condutividade elétrica da liga comercial CuCrCr processada por ECAP.

Lucila Maria Souza de Campos (UFSC)

Professora Associada do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas (EPS) e Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), desde 2010. Credenciada como professora e orientadora no Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão da Universidade Federal Fluminense (UFF), desde 2018. É Pesquisadora Produtividade em Pesquisa (PQ-1D) do CNPq. Foi Visiting Professor (com bolsa PDE CNPq) na Royal Holloway University of London (2015-2016) na área de Sustentabilidade. Possui doutorado (2001) e mestrado (1996) em Engenharia de Produção pela UFSC, tendo feito um período de estudos (sandwiche) no seu doutorado na Stanford University (1998). É graduada em Engenharia de Produção de Materiais (1993) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (2009). Foi chefe do EPS (out/2020-abr/2022) e foi por dois mandatos Coordenadora do PPGEP (jun/2013-mai/2015 e mai/2017-agosto/2019). É desde 2011 supervisora do LGAA (Laboratório de Gestão e Avaliação Ambiental) do CTC/EPS/UFSC. É autora de 17 livros e capítulos de livros, nacionais e estrangeiros.

Daniel Pacheco Lacerda (ABEPRO)

Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ-2) na área de Engenharia de Produção. Atuou como Coordenador do Bacharelado em Engenharia de Produção/UNISINOS (2011-2021). Coordena o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas - PPGEPS/UNISINOS, lidera o GMAP | UNISINOS (Grupo de Pesquisa em Modelagem para Aprendizagem) e atua como Vice-Presidente da ABEPRO (Associação Brasileira de Engenharia de Produção). Desenvolve projetos de pesquisa aplicada em empresas como FIOCRUZ/Bio-Manguinhos, PETROBRAS, TRANSPETRO, JBS, AGDI, SEBRAE/RS, SESI, VALE, TAURUS e INDASA. Obteve distinções acadêmicas com a orientação das pesquisas premiadas pela ABEPRO em 2013/2014/2015/2018/2020 e ANPEPRO em 2019, Prêmio Pesquisador Gaúcho - FAPERGS 2014 (categoria Pesquisador na Empresa) e a bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq (2013-2016). Publicou mais de 100 artigos em periódicos como International Journal of Production Economics, European Journal of Operational Research, Journal of Intelligent Manufacturing, Production Planning and Control, International Journal of Advanced Manufacturing Technology e Business Process Management Journal entre outros, com alto fator de impacto.

Gherhardt Ribatski (EESC-USP/CAPES)

Professor Titular junto à Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP) e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A. Graduou em Engenharia Mecânica (1991-1995), mestrado (1996-1998) e doutorado (1998-2002) em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo. Ocupou posições de pesquisador na École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL) e pós-doutorando na University of Illinois Urbana Champaign e na Universidade da Coruña. É atualmente membro da Comissão Coordenadora de área de Engenharias I da FAPESP e Coordenador da área de Engenharias III da CAPES. Prof. Ribatski foi Diretor Secretário da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM) durante o biênio 2016-2017 exerceu o cargo de Diretor presidente desta Associação durante o quadriênio 2017-2021.

participe!

XXVIII Encontro Nacional de Coordenadores de Cursos de Engenharia de Produção (ENCEP 2023)
Evento a ser realizado em plataforma online
dia 18 e 19 de maio de 2023
encep@abepro.org.br

By ABEPRO / encep@abepro.org.br