ENEGEP SOCIAL
"A contribuição da engenharia de produção para desenvolvimento sustentável das organizações: Cadeias circulares, sustentabilidade e tecnologias"

ENEGEP SOCIAL

O projeto

ENEGEP SOCIAL é uma iniciativa da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) que visa apoiar projetos comunitários nas cidades sedes onde é realizado seu maior congresso, o Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP). Em cada edição do evento, esta ação, permitirá melhorar a qualidade de vida de pessoas ou comunidades necessitadas a cada ano.

Objetivo

Melhorar a qualidade de vida de pessoas ou comunidades desfavorecidas localizadas nas cidades ou regiões donde se realiza a cada ano o ENEGEP, por meio do desenvolvimento de projetos sociais adequados a suprir as necessidades destas minorias.

Justificativa

Aproveitando a participação a cada ano de mais de 1500 pessoas em um congresso nacional e itinerante, o ENEGEP SOCIAL surge como um projeto que pode gerar um forte impacto social nas regiões sedes a cada edição, portanto, resulta em uma iniciativa com foco nacional e de fácil participação por parte dos congressistas que com uma ação simples podem fazer a diferença na vida de quem precisa. Por outro lado, ABEPRO como instituição realizadora, mostra-se como instituição empática aos diversos problemas sociais que, com pesquisas previas e por meio de parcerias locais, identificará as necessidades que podem ser supridas por meio desta atividade a cada ano.

Projeto apoiado

O Instituto de Assistência e Proteção Social – IAPS, é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, firmada na data de 21/04/2001. Sua missão é promover a melhoria da qualidade de vida de pessoas socioeconomicamente desfavorecidas, nomeadamente aquelas que habitam o território do conjunto Tancredo Neves e áreas adjacentes, localizados na cidade de Fortaleza-Ceará/Brasil há 22 Anos.
Principais iniciativas e realizações do IAPS:
O IAPS oferece uma ampla gama de programas de Assistência Social, Arte e Cultura, Qualificação Profissional, Segurança Alimentar, incluindo cuidados de saúde, habitação acessível, apoio à educação e serviços de emprego e renda, garantindo que as pessoas em situação de vulnerabilidade tenham as ferramentas e o apoio de que precisam para superar desafios.
O IAPS está empenhado em promover a inclusão e a diversidade em todos os aspectos da sociedade. Ele desempenha um papel ativo na sensibilização para questões sociais, meio ambiente e na promoção da igualdade de oportunidades para todos, independentemente de raça, gênero, orientação sexual ou outras características pessoais.
O IAPS em parceria com o Ministério das Comunicações, implantou o 1º CRC /Fortaleza/Ce – Centro de Recondicionamento de Computadores, o qual ira impactar consideravelmente no meio ambiente, através do descarte responsável do lixo eletrônico.
O IAPS e reconhecido publicamente pelo comprometimento inovador com a sustentabilidade através da aquisição do sistema solar em toda sua sede, comprovando a sua seriedade com o meio ambiente.
O instituto colabora com organizações governamentais e não governamentais, empresas e voluntários dedicados a criar um impacto duradouro. Essas parcerias têm permitido uma ampliação significativa do alcance e da eficácia das iniciativas do IAPS.

Associe-se a ABEPRO

A ABEPRO é a instituição representativa de docentes, discentes e profissionais de Engenharia de Produção. 

Contato