ABEPRO – Associação Brasileira de Engenharia de Produção

FAQs

Veja abaixo as respostas das perguntas frequentes recebidas pela ABEPRO.

Associação

A ABEPRO é a instituição representativa de docentes, discentes e profissionais de Engenharia de Produção. A associação atua há mais de 30 anos assumindo as funções: de esclarecer o papel do Engenheiro de Produção na sociedade e em seu mercado de atuação, ser interlocutor junto às instituições governamentais relacionadas à organização e avaliação de cursos (MEC e INEP) e de fomento (CAPES, CNPq , FINEP e órgãos de apoio à pesquisa estaduais), assim como em organizações privadas, junto ao CREA , CONFEA, SBPC, ABENGE e outras organizações não governamentais que tratam a pesquisa, o ensino e a extensão da engenharia.

Existem 4 formas de Associação disponíveis na ABEPRO. Em todas elas, a anuidade pode ser gerada através do login no site da ABEPRO com CPF ou e-mail e senha. São elas:

– Associado Discente (exclusivo para alunos regularmente matriculados em cursos de Graduação)
– Associado Individual
– Associado Institucional (instituição que deseja se Associar, possibilitando aos seus alunos e professores que sejam Associados Especiais ABEPRO)
– Associado Especial (aluno(a) ou professor(a) de instituição associada ABEPRO em 2023)

Para se associar, entre com seu CPF e senha no site da ABEPRO, vá até seu acesso direto, em Ano da Filiação escolha 2023 e gere o boleto.

ASSOCIE-SE

Manter o cadastro no site ABEPRO não possui nenhum custo. O usuário cadastrado no site da ABEPRO pode escolher receber os comunicados da Associação, inscrever-se  nos eventos realizados, sendo eles ENEGEP, ENCEP e IJCIEOM. E também submeter artigos nos eventos e acessar seus certificados. 

Além disso, a anuidade ABEPRO também pode ser gerada através da página pessoal.

Para se tornar sócio, entre com seu login e senha no site da ABEPRO, clique no Ano de Filiação e siga os passos até gerar o boleto.

Caso ainda possua acesso ao e-mail cadastrado, basta solicitar uma nova senha pelo site. Caso não tenha mais acesso ao e-mail, entre em contato conosco pelo e-mail secretaria@abepro.org.br e informe seus dados pessoas (CPF, RG, Nome completo, telefone) solicitando o acesso.

Não.  A ABEPRO apenas divulga as vagas, sempre que solicitada, através das Últimas Notícias ou no link Serviços – Oportunidades de Emprego e Estágio.

Grupo de Trabalho (GT) da Associação Brasileira de Engenharia de Produção – ABEPRO responsável por congregar os graduandos de Engenharia de Produção do país. Ela fomenta projetos voltados aos interesses dos estudantes, buscando sempre articular ligações construtivas com as diversas partes que constituem a comunidade de Engenharia de Produção do Brasil como, por exemplo, empresas e instituições de ensino.

O pagamento por empenho é quando uma instituição de ensino pública emite uma nota de pagamento autorizado. É um documento com valor legal, empenhando o valor para um fim específico, porém sem data específica de pagamento.

Os pagamentos por empenho deverão seguir o procedimento a seguir:

  1. O congressista deve se cadastrar pela página do evento e solicitar a inscrição, informando que será por empenho;
  2. A instituição ou órgão responsável deve emitir uma nota de empenho e encaminhá-la para o financeiro@abepro.org.br, com cópia para coordenacao@abepro.org.br, contendo os nomes dos inscritos, nome da pessoa de contato, endereço e telefone, CNPJ e razão social. Os dados da ABEPRO seguem abaixo.
  3. A ABEPRO emitirá um recibo para a Instituição. A inscrição será considerada regular somente a partir da confirmação do empenho.

Dados:

Associação Brasileira de Engenharia de Produção

CNPJ: 30.115.422/0001-73

Rua Mayrink Veiga 32, Sala 601

Centro – Rio de Janeiro / RJ

Cep: 20.090-050

Fone: (21) 2533-4897

Fax: (21) 2240-0134

Inscrição Estadual: Isenta

 

Dados Bancários (gentileza enviar comprovante de quitação do empenho, assim que disponível para os e-mail: financeiro@abepro.org.br, coordenacao@abepro.org.br, secretaria@abepro.org.br)

CNPJ: 30.115.422/0001-73

Banco Itaú (341)

Ag: 6014

C/C: 14.080-7

Não, o pagamento por empenho pode se feito também para Anuidade ABEPO, o procedimento é o mesmo, conforme as instruções em “Quais os dados para a Nota de Empenho?

A ABEPRO emitirá um recibo para a Instituição. A anuidade será considerada regular somente a partir do recebimento pela ABEPRO da nota de empenho.

Cursos de Engenharia de Produção

Não, a ABEPRO apenas divulga semanalmente a lista de cursos existentes (ativos) publicados no site do MEC. Para acessá-la, procure no menu à esquerda o item “Educação em EP”. É possível acessar as listas de cursos de Graduação e de Pós-Graduação.

De qualquer forma, caso prefira já buscar os cursos (graduação) de uma região específica, sugerimos que acesse o site www.emec.mec.gov.br e faça uma Consulta Avançada com os critérios que te interessem.

Nas listas publicadas em nosso site, tanto de Graduação (MEC) quanto de Pós-Graduação (CAPES) os cursos estão disponibilizados com a nota recebida.

 

Atribuições profissionais do Engenheiro de Produção

Não, a ABEPRO não é um órgão regulador. Nestes casos, sugere-se sempre o contato com o sistema CONFEA (federal)/CREA (regional) para dúvidas sobre atribuição profissional.

Não, a ABEPRO não é um órgão regulador. Nestes casos, sugere-se sempre o contato com o sistema CONFEA (federal)/CREA (regional) para dúvidas sobre atribuição profissional.

De qualquer forma, de acordo com o Artigo 1º da RESOLUÇÃO Nº 235, DE 09 DE OUTUBRO DE 1975, do CONFEA – Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia: Compete ao Engenheiro de Produção o desempenho das atividades 01 a 18 do artigo 1º da Resolução nº 218, de 29 JUN 1973.

De qualquer forma, caso prefira já buscar os cursos (graduação) de uma região específica, sugerimos que acesse o site https://emec.mec.gov.br/emec e faça uma Consulta Avançada com os critérios que te interessem.

Eventos

A ABEPRO organiza anualmente 3 eventos, sendo dois nacionais, o Encontro Nacional de Coordenadores de Curso de Engenharia de Produção (ENCEP) e o Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP) e um internacional, a International Joint Conference on Industrial Engineering and Operations Management (IJCIEOM). Além desses eventos contínuos, a ABEPRO apoia a organização de diversos outros eventos nacionais e internacionais.

Site dos eventos:

www.abepro.org.br/encep

www.abepro.org.br/enegep

www.icieom.org

Periódicos ABEPRO

A ABEPRO possui três periódicos científicos e todos eles disponibilizam os conteúdos gratuitamente online são eles:

– Production Journal (Revista Produção) www.prod.org.br/

– Revista Produção Online www.producaoonline.org.br/rpo

– Brazilian Journal of Operations & Production Management bjopm.emnuvens.com.br/bjopm

 

Eventos ABEPRO

23 e 24 de maio de 2024

26 a 28 de junho de 2024

22 a 25 de outubro de 2024