ABEPRO – Associação Brasileira de Engenharia de Produção

A Profissão da Engenharia de Produção

Saiba mais sobre a Engenharia de Produção

“Compete à Engenharia de Produção o projeto, a implantação, a operação, a melhoria e a manutenção de sistemas produtivos integrados de bens e serviços, envolvendo homens, materiais, tecnologia, informação e energia. Compete ainda especificar, prever e avaliar os resultados obtidos destes sistemas para a sociedade e o meio ambiente, recorrendo a conhecimentos especializados da matemática, física, ciências humanas e sociais, conjuntamente com os princípios e métodos de análise e projeto da engenharia.” (elaborado a partir de definições do International Institute of Industrial Engineering – IIIE – e Associação Brasileira de Engenharia de Produção – ABEPRO)

Produzir é mais que simplesmente utilizar conhecimento científico e tecnológico. É necessário integrar fatores de natureza diversas, atentando para critérios de qualidade, eficiência, custos, etc. A Engenharia de Produção, ao voltar a sua ênfase para as dimensões do produto e do sistema produtivo, veicula-se fortemente com as idéias de projetar produtos, viabilizar produtos, projetar sistemas produtivos, viabilizar sistemas produtivos, planejar a produção, produzir e distribuir produtos que a sociedade valoriza. Essas atividades, tratadas em profundidade e de forma integrada pela Engenharia de Produção, são fundamentais para a elevação da competitividade do país.

Áreas da Engenharia de Produção

As áreas e subáreas do conhecimento relacionadas à Engenharia de Produção que balizam esta modalidade na Graduação, na Pós-Graduação, na Pesquisa e nas Atividades Profissionais, são as relacionadas a seguir.

Projetos, operações e melhorias dos sistemas que criam e entregam os produtos (bens ou serviços) primários da empresa.
1.1.     Gestão de Sistemas de Produção e Operações
1.2.     Planejamento, Programação e Controle da Produção
1.3.     Gestão da Manutenção
1.4.     Projeto de Fábrica e de Instalações Industriais: organização industrial, layout/arranjo físico
1.5.     Processos Produtivos Discretos e Contínuos: procedimentos, métodos e sequências
1.6.     Engenharia de Métodos

Técnicas para o tratamento das principais questões envolvendo o transporte, a movimentação, o estoque e o armazenamento de insumos e produtos, visando a redução de custos, a garantia da disponibilidade do produto, bem como o atendimento dos níveis de exigências dos clientes.
2.1.     Gestão da Cadeia de Suprimentos
2.2.     Gestão de Estoques
2.3.     Projeto e Análise de Sistemas Logísticos
2.4.     Logística Empresarial
2.5.     Transporte e Distribuição Física
2.6.     Logística Reversa
2.7.     Logística de Defesa
2.8.     Logística Humanitária

Resolução de problemas reais envolvendo situações de tomada de decisão, através de modelos matemáticos habitualmente processados computacionalmente. Aplica conceitos e métodos de outras disciplinas científicas na concepção, no planejamento ou na operação de sistemas para atingir seus objetivos. Procura, assim, introduzir elementos de objetividade e racionalidade nos processos de tomada de decisão, sem descuidar dos elementos subjetivos e de enquadramento organizacional que caracterizam os problemas.
3.1.     Modelagem, Simulação e Otimização
3.2.     Programação Matemática
3.3.     Processos Decisórios
3.4.     Processos Estocásticos
3.5.     Teoria dos Jogos
3.6.     Análise de Demanda
3.7.     Inteligência Computacional

Planejamento, projeto e controle de sistemas de gestão da qualidade que considerem o gerenciamento por processos, a abordagem factual para a tomada de decisão e a utilização de ferramentas da qualidade.
4.1.     Gestão de Sistemas da Qualidade
4.2.     Planejamento e Controle da Qualidade
4.3.     Normalização, Auditoria e Certificação para a Qualidade
4.4.     Organização Metrológica da Qualidade
4.5.     Confiabilidade de Processos e Produtos

Conjunto de ferramentas e processos de projeto, planejamento, organização, decisão e execução envolvidas nas atividades estratégicas e operacionais de desenvolvimento de novos produtos, compreendendo desde a concepção até o lançamento do produto e sua retirada do mercado com a participação das diversas áreas funcionais da empresa.
5.1.     Gestão do Desenvolvimento de Produto
5.2.     Processo de Desenvolvimento do Produto
5.3.     Planejamento e Projeto do Produto

Conjunto de conhecimentos relacionados à gestão das organizações, englobando em seus tópicos o planejamento estratégico e operacional, as estratégias de produção, a gestão empreendedora, a propriedade intelectual, a avaliação de desempenho organizacional, os sistemas de informação e sua gestão e os arranjos produtivos.
6.1.     Gestão Estratégica e Organizacional
6.2.     Gestão de Projetos
6.3.     Gestão do Desempenho Organizacional
6.4.     Gestão da Informação
6.5.     Redes de Empresas
6.6.     Gestão da Inovação
6.7.     Gestão da Tecnologia
6.8.     Gestão do Conhecimento
6.9.     Gestão da Criatividade e do Entretenimento

Formulação, estimação e avaliação de resultados econômicos para avaliar alternativas para a tomada de decisão, consistindo em um conjunto de técnicas matemáticas que simplificam a comparação econômica.
7.1.     Gestão Econômica
7.2.     Gestão de Custos
7.3.     Gestão de Investimentos
7.4.     Gestão de Riscos

Projeto, aperfeiçoamento, implantação e avaliação de tarefas, sistemas de trabalho, produtos, ambientes e sistemas para fazê-los compatíveis com as necessidades, habilidades e capacidades das pessoas visando a melhor qualidade e produtividade, preservando a saúde e integridade física. Seus conhecimentos são usados na compreensão das interações entre os humanos e outros elementos de um sistema. Pode-se também afirmar que esta área trata da tecnologia da interface máquina – ambiente – homem – organização.
8.1.     Projeto e Organização do Trabalho
8.2.     Ergonomia
8.3.     Sistemas de Gestão de Higiene e Segurança do Trabalho
8.4.     Gestão de Riscos de Acidentes do Trabalho

Planejamento da utilização eficiente dos recursos naturais nos sistemas produtivos diversos, da destinação e tratamento dos resíduos e efluentes destes sistemas, bem como da implantação de sistema de gestão ambiental e responsabilidade social.
9.1.     Gestão Ambiental
9.2.     Sistemas de Gestão Ambiental e Certificação
9.3.     Gestão de Recursos Naturais e Energéticos
9.4.     Gestão de Efluentes e Resíduos Industriais
9.5.     Produção mais Limpa e Ecoeficiência
9.6.     Responsabilidade Social
9.7.     Desenvolvimento Sustentável

Universo de inserção da educação superior em engenharia (graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão) e suas áreas afins, a partir de uma abordagem sistêmica englobando a gestão dos sistemas educacionais em todos os seus aspectos: a formação de pessoas (corpo docente e técnico administrativo); a organização didático pedagógica, especialmente o projeto pedagógico de curso; as metodologias e os meios de ensino/aprendizagem. Pode-se considerar, pelas características encerradas nesta especialidade como uma “Engenharia Pedagógica”, que busca consolidar estas questões, assim como, visa apresentar como resultados concretos das atividades desenvolvidas, alternativas viáveis de organização de cursos para o aprimoramento da atividade docente, campo em que o professor já se envolve intensamente sem encontrar estrutura adequada para o aprofundamento de suas reflexões e investigações.
10.1.      Estudo da Formação do Engenheiro de Produção
10.2.      Estudo do Desenvolvimento e Aplicação da Pesquisa e da Extensão em Engenharia de Produção
10.3.      Estudo da Ética e da Prática Profissional em Engenharia de Produção
10.4.     Práticas Pedagógicas e Avaliação Processo de Ensino-Aprendizagem em Engenharia de Produção
10.5.      Gestão e Avaliação de Sistemas Educacionais de Cursos de Engenharia de Produção

Símbolo de Engenharia de Produção

Em 2014 foi realizado um Concurso Cultural que envolveu a comunidade brasileira de Engenharia de Produção para a criação da imagem que representaria a profissão. O Concurso Cultural Símbolo da Engenharia de Produção foi divulgado amplamente no site da ABEPRO, em sua mala direta e também nas redes sociais convocando a participação da comunidade neste projeto. O edital completo pode ser acessado aqui.

Foram enviadas algumas propostas. Destas, as três melhores foram escolhidas pela banca examinadora do projeto e a comunidade foi envolvida para a votação online. Os autores dessas imagens foram agraciados com a inscrição no XXXIV Encontro Nacional de Engenharia de Produção – ENEGEP 2014, realizado de 07 a 10 de outubro de 2014, na cidade de Curitiba/PR. Durante a realização do evento, os participantes puderam votar na imagem que os representava e o resultado seria divulgado na plenária do evento. Durante a Assembleia foram mostrados os números da votação que foram considerados insuficientes para legitimar a escolha. Sendo assim, foi definida uma fase adicional ao Concurso.

Dando continuidade ao processo, em maio de 2015, durante a Assembleia Geral do XX Encontro Nacional de Coordenadores de Cursos de Engenharia de Produção – ENCEP 2015, realizado de 19 a 21 de maio de 2015, na cidade de Porto Alegre/RS, o símbolo mais votado foi novamente apresentado e também foi julgada a denúncia de plágio recebida pela ABEPRO. Por decisão dos presentes na Assembleia, o símbolo vencedor foi legitimado. Contudo, foi definido que seria solicitada uma releitura da imagem final, sob responsabilidade da Diretoria da ABEPRO (gestão 2014/2015), para que a versão final contivesse elementos importantes para a Engenharia de Produção que ainda não estavam inseridos. A Diretoria da ABEPRO, baseando-se no símbolo vencedor do Concurso, dos alunos Antonio de Lima e Silva Neto e João Victor Pedrosa Nogueira, vinculados ao Curso de Graduação em Engenharia de Produção Mecânica do Centro de Tecnologia da UFPB, juntamente com a equipe de Design da Associação, desenvolveu o que chamamos hoje de símbolo da Engenharia de Produção. Esse símbolo foi aprovado por unanimidade na assembleia geral do XXXV Encontro Nacional de Engenharia de Produção – ENEGEP 2015, realizado de 13 a 16 de outubro de 2015, na cidade de Fortaleza/CE, e passou a vigorar desde então.

Agradecemos a todos os participantes do concurso e em especial aos alunos Antonio de Lima e Silva Neto e João Victor Pedrosa Nogueira por termos juntos construído o símbolo da EP brasileira!

Eventos ABEPRO

23 e 24 de maio de 2024

26 a 28 de junho de 2024

22 a 25 de outubro de 2024