ABEPRO – Associação Brasileira de Engenharia de Produção

Carta ABEPRO – Atualização sobre ida de brasileiros para o IJCIEOM

Prezados(as),

Diante de uma questão delicada referente à situação diplomática que se criou entre Brasil e México e que está impactando diretamente o evento International Joint Conference on Industrial Engineering and Operations Management – IJCIEOM 2022, previsto para ser realizado na Cidade do México, no próximo mês, a Associação Brasileira de Engenharia de Produção – ABEPRO traz à Comunidade de Engenharia de Produção seu posicionamento.

1 – A deliberação para a sede do evento, assim como diversas outras decisões referentes ao IJCIEOM, foi feita em parceria com as demais instituições organizadoras: IISE, ASEM, Adingor e AIM. A escolha de um país e cidade-sede sempre leva em consideração diversos fatores, tais como: boa localização; acesso fácil por parte de turistas estrangeiros, de preferência sem a necessidade de vistos; e, por fim, o necessário apoio local de uma Universidade ou Instituição parceira.

2 – As últimas edições presenciais do IJCIOEM foram realizadas na Europa, a maioria entre diversas cidades da Espanha e Portugal, e por último, em 2019, na Sérvia. Em 2020, o evento seria realizado presencialmente na PUC-RJ, Rio de Janeiro – Brasil, depois de 8 edições sendo realizadas fora do nosso país. A expectativa era grande, mas a chegada da pandemia impactou diretamente a organização e o formato do evento. Essa edição do evento foi prorrogada para o ano seguinte e, em 2021, foram realizadas duas edições em uma, em formato online, pois era o que o panorama da época permitia.

3 – É motivo de grande orgulho para a ABEPRO que o IJCIEOM seja um evento com grande participação de brasileiros. Esse foi, inclusive, um dos principais motivos para a escolha do México, um país nas Américas e em que os brasileiros, assim como os europeus e demais participantes ao redor do mundo, conseguiriam participar sem se preocupar com vistos e outras autorizações. Dessa forma, a cidade-sede da edição 2022 foi divulgada em agosto de 2021.

4 – Infelizmente, para um evento internacional, o cenário pode mudar numa dinâmica que foge ao controle. Em dezembro de 2021, o governo mexicano anunciou a obrigatoriedade de uma autorização eletrônica para acesso de visitantes brasileiros. Logo no início desse novo processo, testamos o sistema dessa nova modalidade e acompanhamos o uso por brasileiros, sem que fossem encontradas dificuldades. Para nossa surpresa, desde o final de Maio/22, faltando pouco mais de 1 mês para o IJCIEOM 2022, as autorizações temporárias não estão mais sendo emitidas para brasileiros, demandando o Visto de entrada. O Itamaraty solicitou esclarecimentos por parte do governo mexicano, que não trouxe esclarecimentos e não recuou, mantendo a nova decisão. Cabe ressaltar que os agendamentos de Visto junto aos Consulados do México também estão com problemas e, na maioria dos casos, não ocorrem.

5 – Diante deste cenário e contando com o constante apoio da anfitriã do evento – a Universidade Anahuác – estamos apoiando todos os brasileiros que ainda tentam atender o evento presencialmente, tentando interceder junto aos consulados mexicanos no Brasil. Alguns agendamentos já foram confirmados e esperamos poder continuar colaborando no que nos couber.

Lamentamos que todo esse transtorno tenha sido causado e esperamos poder voltar a contar com muitos brasileiros nas edições futuras do evento.

Continuamos à disposição,

Diretoria ABEPRO

ABEPRO – Associação Brasileira de Engenharia de Produção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *