ABEPRO – Associação Brasileira de Engenharia de Produção

Aviso sobre revistas predatórias

A Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) vem, por meio de seus canais digitais, alertar a comunidade a respeito do assédio que os autores de artigos em nossos eventos vem sofrendo por parte empresas que ofertam publicações em periódicos em troca de remuneração financeira e sem o processo devido de revisão.

A ABEPRO informa que tais ações vão contra os princípios de boas práticas editoriais consignados nos documentos técnicos da CAPES (Documento técnico do Qualis Periódicos – http://bit.ly/3kk5w3G) e em publicações de entidades especializadas como o Committee on Publication Ethics (COPE – Predatory Publishing – http://bit.ly/3Sqsi6H). Tais periódicos publicam trabalhos, de maneira sistemática, apenas com fins lucrativos, sem qualquer consideração pela conformidade dos processos de verificação e revisão dos artigos, caracterizando-se como predatórios.

A Associação comunica que os veículos considerados predatórios, ainda que sejam registrados em listas de classificação públicas como o Qualis ou mesmo indexados em bases bibliográficas, são sujeitos a sanções. Os autores de artigos publicados nesses jornais podem ter seus trabalhos rebaixados ou expostos em listas de retratação.

Ciosa do seu papel como representante da Engenharia de Produção brasileira, a ABEPRO reafirma seu compromisso de veicular pesquisas nas áreas de EP comprometidas com princípios éticos e colaborar no debate sobre as boas práticas editoriais em seus eventos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *