ABEPRO – Associação Brasileira de Engenharia de Produção

Reuniões da ABEPRO com a CAPES e o CNPq em abril de 2023

Em 17 de abril de 2023, a presidente da CAPES, Profa. Mercedes Bustamante, juntamente com outras autoridades, incluindo o Prof. Paulo Jorge dos Santos, Diretor de Avaliação e a Sra. Fabiana do Nascimento, Chefe de Gabinete, recebeu em seu gabinete uma comitiva formada por representantes da ABCM e da ABEPRO, duas associações científicas da área de engenharia. A comitiva era composta pelo Prof. Domingos Rade, presidente da ABCM, pelo Prof. Daniel Lacerda, vice-presidente da ABEPRO, e pelo Prof. Rafael Barbastefano, diretor da ABEPRO.

O objetivo da reunião foi apresentar as atividades e os eventos das associações, bem como discutir temas de interesse comum para o desenvolvimento da engenharia no país. O Prof. Rade falou sobre a ABCM e o Prof. Lacerda convidou a Profa. Mercedes para participar do ENEGEP e do ENCEP, dois eventos organizados pela ABEPRO. O Prof. Barbastefano destacou a relevância da engenharia de produção para a produtividade, a inovação e a produção limpa.

 A Profa. Mercedes compartilhou suas visões para a CAPES e mencionou algumas possibilidades de articulação com outros ministérios, como o da Indústria e Comércio, para atrair recursos de fomento. Ela também falou sobre a implantação de mais doutorados profissionais e industriais e sobre estudos para reduzir a evasão de alunos de pós-graduação em engenharias e biomédica. Além disso, ela citou que haverá editais para estimular o engajamento feminino em STEM.

 O Prof. Rade manifestou preocupação com o número de programas com notas baixas na avaliação da CAPES. A Profa. Mercedes e o Prof. Paulo Jorge dos Santos, diretor de avaliação da CAPES, solicitaram sugestões de ações para auxiliar e recuperar os programas com notas três em três avaliações e os doutorados rebaixados. Eles também abordaram a questão das assimetrias regionais na pós-graduação.

 Às 14h, os professores Daniel e Rafael se reuniram com o Prof. Ricardo Galvão, presidente do CNPq. Ele expôs sua intenção de reestruturar a agência, remodelando as diretorias e dando maior importância às ações de fomento e inovação. O Prof. Daniel Lacerda reiterou os convites para os eventos ENEGEP e ENCEP. Além disso, Prof. Galvão ressaltou a importância da colaboração entre o CNPq e a ABEPRO para o desenvolvimento da Engenharia no Brasil e solicitou o envio dos estudos realizados pela associação para o Comitê Assessor da área.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *