ABEPRO – Associação Brasileira de Engenharia de Produção

Saiba mais sobre as avaliações do ENEGEP 2023

Esse mês de junho é dedicado a avaliação dos trabalhos submetidos ao 43º Encontro Nacional de Engenharia de Produção, o ENEGEP 2023.
Elencamos abaixo três pontos fundamentais sobre as avaliações, para conhecer melhor essa importante etapa do evento:

1º – Avaliação às cegas e dupla revisão
Todos os trabalhos submetidos ao ENEGEP são avaliados de forma sigilosa, em que os autores e os avaliadores não tem conhecimento uns dos outros.
Para garantia de sigilo, temos a submissão às cegas, com somente corpo do trabalho, assim como, no formulário do avaliador, as informações de autoria são ocultadas.
Além disso, todos os trabalhos são avaliados por ao menos, dois avaliadores, e a média final é a somatória dessas avaliações, dividida igualmente.

2º – Filtros do sistema e o papel da Coordenação de área
Você sabia que nosso sistema possui filtros para garantia de qualidade do processo de avaliação? São eles: um avaliador não recebe artigos do mesmo estado em que reside e um avaliador não recebe artigos de uma mesma instituição na qual atua.
Além disso, a avaliação é feita em 2 etapas: um(a) coordenador(a) quem recebe os trabalhos, dentro de sua área de atuação (conforme as 10 áreas da EP) e distribui para os avaliadores. Após avaliados, é essa mesma pessoa quem delibera sobre aprovação e reprovação.
São cerca de 50 pesquisadores seniores que atuam nessa importante função de coordenar as avaliações.

3º – Software Anti-plágio
Utilizamos o Ithenticate para avaliação de presença de plágio nos trabalhos submetidos. Dessa forma, caso seja identificado um alto índice de plágio no trabalho, ele será desclassificado para publicação no evento. A ABEPRO é fortemente contrária a práticas de plágio.

Aproveitamos para informar que os resultados já estão sendo publicados, caso queira verificar sua área restrita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *