ABEPRO – Associação Brasileira de Engenharia de Produção

Bolsas de Pós- Doutorado financiadas pela FAPESP na área Administração/Sustentabilidade – EP/USP

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EP/USP, torna pública a concessão de Bolsas de Pós- Doutorado financiadas pela FAPESP na área Administração/Sustentabilidade.
Objetivos:
Seleção de 2 (dois) bolsistas de Pós-Doutorado vinculada ao Projeto Temático 2020/16011-5:
“Modelos de Negócios Circulares e Ecossistema: incorporando inclusão social”. Os bolsistas de pós-doutorado selecionados estarão vinculado ao desenvolvimento dos seguintes pacotes de trabalho do referido projeto:

Pacote de Trabalho 1 – Ecossistemas de Negócios e Modelos de Negócios Circulares
Resumo: O PT1 abordará as questões de pesquisa, RQ1 Como os modelos de negócios circulares (MNCs) atualmente criam, capturam e compartilham valor por meio dos ecossistemas de negócios? e RQ2 Como a dinâmica dos ecossistemas de negócios influencia a implementação e a entrega de valor dos MNCs? O PT1 é a base para a construção de um modelo conceitual de ecossistema de negócios de economia circular, identificando os atores, seus papéis e suas interdependências no ecossistema. O modelo irá conceituar as interações de múltiplos stakeholders, feedback loops e o surgimento de comportamentos complexos entre agentes. O PT1 também irá conceituar como a dinâmica do ecossistema influencia a complexa rede de valor na economia circular, os trade-offs entre as dimensões de triple bottom line (TBL), e os conflitos e tensões entre a criação de valor e a captura de valor.

• Pacote de Trabalho 3 – As relações entre impulsionadores e barreiras para o Modelo de Negócios Circulares Socialmente Inclusivos.
Resumo: O PT3 abordará a RQ4 Quais são as principais barreiras e impulsionadores para a escala dos Modelos de Negócios Circulares? PT3 investigará como os impulsionadores e barreiras para o MNCCI se relacionam entre si nos ecossistemas de negócios e como influenciam os resultados da EC e SI. Ele buscará avaliar, priorizar e compreender melhor quais são as principais barreiras e impulsionadores que podem ajudar e apoiar a transição das organizações para práticas de EC. Isso ajudará a desenvolver estratégias eficazes para mitigar/erradicar essas barreiras e acelerar a transição e a expansão da economia circular.

Edital PDF em Português

Edital PDF em inglês

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *