ABEPRO – Associação Brasileira de Engenharia de Produção

Apoio à carta aberta divulgada pelo Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP) em defesa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Nós, da ABEPRO, representando a comunidade acadêmica e científica da Engenharia de Produção brasileira, apoiamos a carta aberta divulgada pelo Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP) em defesa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). É preocupante ver que, mesmo com o aumento do número de programas de pós-graduação e de matriculados na Pós-Graduação stricto sensu, a CAPES vem sofrendo reduções significativas em seu orçamento desde 2014.
A redução de recursos na CAPES afeta diretamente a qualidade da formação de mestres e doutores, prejudicando a produção de conhecimento científico e a capacidade das instituições de ensino superior brasileiras de competirem internacionalmente na área de pesquisa e inovação.

Nesse sentido, é fundamental que as autoridades responsáveis revejam as medidas de redução de recursos na CAPES e priorizem o financiamento adequado e sustentável da instituição. A ciência e a educação são pilares essenciais para o desenvolvimento do país, e a CAPES desempenha um papel crucial nesse processo. Nos unimos à solicitação pela recomposição do orçamento da CAPES e defendemos a importância da instituição para o avanço do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *