ABEPRO – Associação Brasileira de Engenharia de Produção

GRADUAÇÃO – Curso de Engenharia de Produção da FCT recebe nota máxima em avaliação do MEC

Após processo de avaliação e reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) realizado entre os dias 18 e 20 de abril, o curso de Engenharia de Produção da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da UFG recebeu nota 5. Essa é a pontuação máxima possível, que também já tinha sido alcançada pela graduação na última prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enade).

O curso passou pela avaliação pela primeira vez desde a sua criação em 2014. A coordenadora Cynara Mendonça Moreira Tinoco explicou que o processo foi virtual, e a equipe do curso disponibilizou toda a documentação online, incluindo também fotos e vídeos. Segundo ela, a equipe do MEC elogiou a organização do curso e estrutura da UFG, especialmente no que tange a sistemas de indicadores como o Analisa UFG e de relacionamento com os alunos, como o Sigaa. “Eles viram que nós trabalhamos com muitos indicadores, avaliação de docentes, coordenador, discentes. Gostaram muito do formato que a gente vem trazendo para o curso e os alunos também foram entrevistados”, comentou Cynara.

A coordenadora também destacou que um ponto forte é a proximidade com os alunos, o grande volume de oportunidades de estágios e os planos de ação desenvolvidos. “A gente mostrou um planejamento estratégico do curso e da unidade muito interessante e, para eles, isso pontuou com grande peso. Isso mostra que, mesmo as deficiências, nós enxergamos e já temos planejamento para melhorias”, disse Cynara.

A avaliação totalmente virtual foi uma novidade, visto que anteriormente os avaliadores iam às instituições. A coordenadora aprovou o novo formato: “Eu achei mais interessante, porque a todo momento que eles tinham um questionamento, eles entravam online comigo e isso ajudou muito a tirarem as dúvidas e ver o que estamos fazendo de forma ágil”, concluiu Cynara.

Saiba mais sobre o curso no site https://engprod.fct.ufg.br/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *